23/04/21 13h13

InvestSP apoia a criação do Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas

Iniciativa criará uma incubadora de startups de inovação sediada na região

InvestSP

 

Gerar um ambiente de negócios capaz de atrair empresas de tecnologia e inovação e desenvolver pessoas qualificadas para trabalhar na indústria digital, esses são dois dos principais objetivos da criação do Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas pelo Instituto Inovação.

A organização irá investir R$ 600 mil para montar um centro de transformação digital e inovação que integrará os nove municípios do Circuito das Águas: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra. O Instituto Inovação já conduz iniciativas semelhantes na região sul do país, alcançando retornos positivos na ligação entre inovação e cidades com apelo turístico.

As ações para a implementação do projeto estão em andamento. Os esforços estão sendo realizados para unir a iniciativa privada e o setor público no que cada um pode entregar de melhor, buscando resultados efetivos e mais rápidos para a sociedade. No momento, integrantes do Instituto Inovação estão realizando reuniões na região para mostrar como os agentes locais podem participar da sua estruturação.

“Este é um projeto com potencial de agregar um novo perfil ao Circuito das Águas. No médio e longo prazo, a tecnologia e a inovação farão parte dos novos negócios que serão realizados nos municípios. Temos obtido resultados positivos em iniciativas semelhantes na região sul do país, sabemos que turismo e tecnologia possuem sinergias” disse o presidente regional do Instituto Inovação, Daniel Pellegrini.

A InvestSP apoia o projeto de instalação do polo de inovação e trabalha para colocar as estruturas de inovação do estado na região em contato direto com o Instituto Inovação. Parte importante do trabalho da InvestSP é atuar para que as regiões do estado executem ações que aumentem sua competitividade. A criação de um polo de inovação é uma forma de aumento de atratividade para novos negócios.

O Instituto Inovação tem a visão de que o centro irá gerar um grande impacto econômico na região. “Com base na nossa experiência, projetamos, que em 10 anos, o Polo de Inovação poderá trazer R$ 187 milhões em investimentos diretos para o Circuito das Águas, gerando mais de 100.000 novos empregos ao longo desse período” concluiu Pellegrini.