19/12/22 15h24

InvestSP apoia construção de usina que transforma lixo em energia elétrica

Projeto inovador será implementado no Vale do Paranapanema no sudoeste do estado de SP

InvestSP e Carbogas Energia

Os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) lançaram a pedra fundamental de um projeto inovador, alinhado aos conceitos ESG e que serve de inspiração para outras cidades paulistas e brasileiras.

Por meio de uma parceria público privada (PPP) com a concessionária BAL-CIVAP, constituída com capital privado para esse propósito, foi dado início à construção de uma Central Térmica de Geração de Energia (CTGE), que vai transformar lixo em energia elétrica, com um investimento na ordem de R$ 140 milhões e geração de mais de 40 novos empregos diretos.

A unidade será construída na cidade de Palmital, no sudoeste de São Paulo, distante 414 km da capital e deve ficar pronta no segundo semestre de 2024. Essa será a primeira usina do estado a usar a tecnologia que permite transformar o lixo comum das casas em energia elétrica. Ela terá capacidade de receber 300 toneladas de resíduo urbano por dia e gerará cerca de 144 MW/dia, que serão conectados na rede elétrica, quantidade suficiente para suprir a demanda de aproximadamente 30 mil residências.

A CTGE vai adotar tecnologia nacional de gaseificação por leito fluidizado desenvolvida pela Carbogas Energia. “A usina receberá o lixo doméstico conforme ele é descartado das residências, o qual será processado em um gás combustível limpo, que pode gerar energia elétrica ou substituir combustíveis fósseis na indústria”, cita o superintendente de engenharia da Carbogas Energia, eng. Felipe Rinaldi.

A instalação da usina conta com o suporte da InvestSP, a agência de atração de investimentos de São Paulo. Devido às características únicas do projeto, será desenvolvido um intenso trabalho de controle ambiental, garantindo o compromisso de que a usina faça a recuperação dos resíduos de maneira sustentável e segura ao longo do tempo, atendendo integralmente todas as resoluções e normativas ambientais.

“Esse projeto traz uma ótima solução para o descarte de resíduos, beneficiando os municípios e o meio ambiente. Ele mostra que a atuação em conjunto entre o setor público e privado pode gerar vantagens para toda a sociedade. Na InvestSP, trabalhamos para atrair cada vez mais investimentos que tenham na sustentabilidade um dos seus pilares”, afirmou o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.

A princípio, quatorze municípios serão beneficiados com a instalação da usina, que receberá o lixo de aproximadamente 150 mil residências de Assis, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Lutécia, Ibirarema, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo, Oscar Bressane, Ourinhos e Tarumã.

Além de evitar que mais de 100 mil toneladas de resíduos por ano sejam acumuladas em aterros sanitários, o processo originará expressiva redução das emissões de gases de efeito estufa, gerando créditos de carbono e benefícios para a sociedade.

A Carbogas Energia é a empresa detentora e desenvolvedora da tecnologia que será utilizada na planta, e a mais de 46 anos desenvolve projetos termoquímicos. Em sua trajetória, desenvolveu equipamentos e processos da geração de energia a partir de Combustível Derivado de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais, certificados e analisados por grandes empresas de renome internacional como Société Générale de Surveillance e Bureau Veritas.

A companhia encara o atual cenário de busca por soluções ESG na geração de energia como uma oportunidade para aumentar o número de projetos que utilizam sua tecnologia e está preparada para crescer nos próximos anos. “Nossa missão é converter um passivo ambiental em ativo econômico, gerando benefícios expressivos para as gerações atuais e futuras, em sintonia com as metas ESG” menciona o presidente da Carbogas Energia, eng. Luciano Infiesta.