10/06/21 15h22

InvestSP e Secretaria de Turismo e Viagens lançam plataforma para atrair investimentos

A ideia é encurtar o caminho para aqueles que desejam investir em turismo no estado e fomentar regiões de interesse público

InvestSP e Secretaria de Turismo e Viagens

A InvestSP e a Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) lançaram nesta quarta-feira (9) a versão eletrônica de um portfólio de imóveis para investimento no estado de São Paulo. Com mais de 50 áreas de potencial turístico, a plataforma oferece um cardápio com oportunidades no Vale do Ribeira, Litoral Norte e Centro de São Paulo.

Uma equipe de consultores ligados à Setur e à InvestSP mapeou os terrenos disponíveis, edifícios públicos e imóveis privados, com o objetivo de oferecer opções avaliadas previamente e de grande vocação para o turismo.

“Através da InvestSP atuamos para ampliação de todos os negócios no Estado de São Paulo. Conectamos os empresários e investidores aos players do ambiente de negócios e direcionamos o processo de investimento para que seja mais ágil e simples. A plataforma que lançamos hoje é mais uma iniciativa para que os investidores tenham acesso às mais importantes oportunidades no setor de turismo.” afirmou o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

“É uma forma de encurtar o caminho de potenciais investidores, fomentar regiões de interesse público e viabilizar novos negócios”, disse o secretário de Turismo e Viagens Vinicius Lummertz. Segundo ele, a decisão de investir em turismo, muitas vezes, parte de uma localização, de uma área, prédio ou terreno.

É possível que alguns prédios disponíveis para locação ou venda, em regiões estratégicas do estado, estejam aptos a se tornarem hotéis, da mesma forma que imóveis menores possam se transformar em centros de exposição e terrenos maiores sejam concessionados para que se modelem como um parque temático, por exemplo.

O trabalho foi feito em parceria com a Invest SP e tem o apoio da Secovi. Nos próximos meses, serão acrescentadas novas áreas, prédios e terrenos. Os interessados podem entrar em contato diretamente pela plataforma.

Distritos Turísticos – O lançamento da plataforma de investimento coincide com outra iniciativa para o desenvolvimento do setor: a aprovação da lei 17.374, publicada hoje no Diário Oficial e que institui a criação dos Distritos Turísticos no estado “visando estimular a atração e a implantação de empreendimentos de natureza turística, nacional e internacional”.

Os Distritos Turísticos são áreas territoriais situadas em um ou mais municípios, em arranjo conjunto, e que atendam a requisitos como relevância cultural, histórica, ambiental, urbanística ou econômica. O objetivo de sua implantação é ampliar as atividades relacionadas ao desenvolvimento turístico, inclusive por meio da atração de investidores privados. A mesma lei autorizou a Secretaria de Turismo e Viagens a liberar a utilização da logamarca “São Paulo Pra Todos” por órgãos públicos e por prestadores de serviços turísticos privados.