28/03/22 08h00

InvestSP fala sobre 5G e ESG no 64º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Campos do Jordão

Evento, que segue até quarta-feira (30), reúne gestores públicos e privados para discutir protagonismo municipal na promoção do desenvolvimento

InvestSP

Entre segunda (28) e quarta (30), gestores públicos das 645 cidades paulistas são esperados no 64º Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão. O evento, organizado pela Associação Paulista de Municípios, vai reunir especialistas e capacitar prefeitos e demais gestores para os principais desafios do presente e do futuro em áreas como desenvolvimento econômico e social, democracia e sustentabilidade.

Hoje, a InvestSP participa do painel Os Desafios do 5G, que busca acelerar a implantação da tecnologia no estado. A Agência dará suporte aos municípios para que eles consigam modernizar suas legislações que regulam a instalação de antenas. Isto porque o fato de cada cidade ter leis diferentes dificulta a realização dos investimentos necessários em infraestrutura, que devem passar de R$ 4 bilhões, nos próximos anos, no estado. Associações do setor de telecomunicações ainda preveem que, em médio prazo, esse mercado deve movimentar R$ 266 bilhões em São Paulo.

Outro foco do evento será a atração de investimentos, com objetivos como crescimento econômico e geração de emprego e renda. Destaque para o painel ESG e Gestão Municipal: Tendências e Ferramenta, na terça (29), a partir das 10h. O presidente da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Gustavo Diniz Junqueira, e o gerente de Meio Ambiente da Agência, José Pedro Fitipaldi, entre outros especialistas, falarão sobre como o poder público pode promover a agenda ESG - sigla usada para se referir à adoção das melhores práticas ambientais, sociais e de governança -, cada vez mais determinante na atração de investimentos.

Uma das ideias é capacitar gestores municipais para que eles também possam incentivar projetos que tenham o ESG como foco e contribuir para a transição para uma nova economia, mais verde e justa. Por ser a porta de entrada de investimentos em São Paulo, que oferece várias oportunidades ligadas à agenda climática (gerenciamento de resíduos, energia renovável, logística etc.), a InvestSP assumiu o papel de indutora da agenda ESG no estado, com a realização de um estudo sobre boas práticas internacionais, a definição de objetivos e diretrizes estratégicas e a criação de uma ferramenta para, por exemplo, identificar a aderência das empresas à agenda ESG e ajudar na criação de políticas públicas.

Mais informações sobre o Congresso Estadual de Municípios e a programação completa estão disponíveis no site https://www.apaulista.org.br/.