03/11/21 10h04

InvestSP leva para COP26 cinco startups brasileiras com foco em soluções para mudanças climáticas

Startups participam do CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme com propostas para solucionar desafios nas áreas de resiliência ambiental, desperdício de alimentos e descarbonização

InvestSP

A InvestSP, a agência de promoção de investimentos e competitividade do Estado de São Paulo, promoveu a maior participação de um país no CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme. Com apoio do IdeiaGov e da Brazil Lab, a agência representou o Brasil no programa internacional que teve 40% das inscrições realizadas por startups brasileiras.

Vinte e seis startups se inscreveram na seletiva brasileira, fazendo com que o Brasil fosse o país com mais concorrentes para as 18 vagas disponíveis. O programa tem por objetivo dar visibilidade a scale-ups (startups de crescimento acelerado no longo prazo) com soluções para o combate às mudanças climáticas.

Além da inovação e do potencial de mercado, a etapa de seleção final levou em consideração a capacidade coletiva da equipe da startup, estágio de maturidade e disponibilidade para participar das fases seguintes do programa do CivTech Global Scale-Up. Das 18 startups selecionadas para participarem da ação em Glasgow, 5 são brasileiras, sendo três de São Paulo, uma de Goiania e a quinta do Rio de Janeiro.

"Junto ao setor privado, vamos garantir que São Paulo seja o maior indutor de investimentos ESG da América Latina. Através da nossa agência de promoção de investimentos, a InvestSP, estamos liderando este movimento que garantirá que São Paulo se mantenha na vanguarda da agenda ESG", afirmou o Governador João Doria.

As cinco startups se dividem entre os três desafios apresentados. Três têm atuação no tema de resiliência e adaptação ambiental (Eco Panplas, Tesouro Verde e Um Grau e Meio). A representante com solução para descarbonização do transporte é a Scipopulis e no combate ao desperdício de alimentos a startup selecionada foi a Lemobs.

A iniciativa faz parte do programa de ESG da InvestSP, que, além de coordenar as ações entre setor público e privado, vem atuando para promoção de mais investimentos pautados em ESG no Estado de São Paulo.

“Aqui na COP26 fica evidente que o mundo está em rumo definitivo a uma Nova Economia. Em São Paulo, estamos tomando ações concretas para essa transição, pensando na geração de empregos, na qualidade de vida, na economia verde e na sustentabilidade do nosso estado, agora e no futuro. Um passo vital nessa jornada é orientar e atrair investimentos sustentáveis e inovadores” afirmou o presidente da agência, Gustavo Diniz Junqueira.

A InvestSP tem papel central e vem articulando as ações do governo estadual relacionadas à pauta ESG e a transformação da matriz econômica do estado, pautada pelas melhores práticas internacionais. Para isso, a agência tem atuado para garantir que todos os programas do governo de São Paulo que envolvem o setor privado sejam pautados em ESG, tais como as PPPs e os programas de incentivo.

A agência vem levando para o setor privado as melhores práticas de ESG, através de reuniões e webinares, em especial para os setores que têm maior custo para adoção das medidas de transição necessárias para atender aos mais modernos objetivos sociais, ambientais e de governança.

Por fim, a InvestSP destacou uma equipe dedicada a estabelecer empresas de novos setores da economia pautados em ESG no Estado de São Paulo.

Sobre o CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme

O programa conta com a participação de 10 outros governos e instituições acadêmicas referências no setor, que formam uma rede de aceleração global de startups. As empresas selecionadas devem ter soluções que enderecem três grandes desafios da agenda de mudanças climáticas: resiliência ambiental, desperdício de alimentos e descarbonização na rede de transportes. #EnvironmentalResilience, #foodwaste e #decarbonization.

Além de oportunidades de conexão com investidores, governos e organização setoriais, as 18 melhores startups participam da COP26. A plataforma contou com imersões virtuais prévias no Brasil, Europa e Austrália. No Brasil, a InvestSP recebeu 25 startups (entre brasileiras e estrangeiras), para apresentar as oportunidades de investimento e negócios em São Paulo.