20/09/21 11h54

Jaguariúna (SP) fica com o primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities 2021 entre as cidades com até 100 mil habitantes

Essa é a terceira vez consecutiva que a cidade do interior de São Paulo conquistou o primeiro lugar no Ranking

Urban Systems

A cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, se manteve pela terceira vez consecutiva como a cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes segundo o Ranking Connected Smart Cities, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento, no dia 01 de setembro. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores (cinco a mais que o ano anterior), que atestam serviços e soluções inteligentes nas cidades.

Além de ficar com a liderança entre as cidades de menor porte, Jaguariúna foi ainda a 19ª colocada no ranking geral. Jaguariúna, que fica na Região Metropolitana de Campinas, foi ainda a 13ª colocada na avaliação do eixo Governança e 21ª em Tecnologia e Inovação. A cidade também é a 10ª mais bem posicionada no recorte da região Sudeste.

A 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, aconteceu em formato híbrido, presencialmente, nos dias 01 e 02 de setembro, e, de forma digital, até o último dia 03 de setembro, sexta-feira. O primeiro lugar ficou novamente com São Paulo (SP), e o segundo foi para Florianópolis (SC). Na terceira posição está Curitiba (PR), quarta posição, está Brasília (DF), seguida de Vitória (ES). Em sexto lugar, aparece São Caetano do Sul (SP), depois Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA).

Tecnologia, inovação e governança

De acordo com o Ranking, apenas 5 das 100 cidades mais bem posicionadas no recorte de Tecnologia e Inovação possuem população inferior a 100 mil habitantes, sendo Jaguariúna (SP), a mais bem posicionada entre elas, na 21ª colocação. A cidade de Jaguariúna (SP) destaca-se por contar com 25,8% dos empregos formais em ocupações no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC); 100% de cobertura da população por sinal de 4G; 30,5% dos empregos formais ocupados por profissionais com ensino superior e velocidade média das conexões de banda larga contratada de 123 mbps.

Segundo Karina Florido Rodrigues, assessora da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, além dessas ações a cidade conta com diversos investimentos em relação a cidades inteligentes. “Acabamos de aprovar uma lei para a formalização de PPP (Parceria Público Privada) para a iluminação, que irá implantar 100% de pontos de led no município, o que afetará a economia e também a segurança”, comentou.

Já no recorte de Governança Jaguariúna (SP) está na 13ª posição deste recorte, principalmente devido ao Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de 0,877 e do atendimento ao cidadão por meio de aplicativo e site.

Karina informou ainda que a cidade está investindo no Programa ‘Jaguariúna sem papel’ que é similar a ‘São Paulo sem papel’, que pretende passar todos os novos processos que seriam em papel, para o digital. Além disso, Jaguariúna agora prospecta o 5G e pode ser uma das cidades pioneiras no País a receber. “Nossa lei já está na Câmara, creio que na região de Campinas sejamos a 1ª cidade a aprovar a lei de 5G e fomos a primeira cidade de 50 mil habitantes a apresentar o plano de segurança de acordo com a lei federal e as consultas públicas pelo portal. Faremos isto com o Plano Diretor agora também”, explicou.

Importância do Ranking

Karina destaca que a importância do Ranking para a cidade é enorme, pois, por se tratar de um município pequeno, as diretrizes fornecidas pelo estudo da Urban Systems são fundamentais. “O Ranking nos dá um norte e mostra onde a gente tem que melhorar, o que é possível para melhorar. A partir do Ranking, fazemos os planejamentos. Por exemplo, a minha área de estudo profissional é a segurança pública, onde estamos na nonagésima colocação, então eu já estou estudando ações para serem colocadas no plano municipal de segurança”, explicou.

Para o futuro, Karina fala sobre a implementação da tecnologia e mobilidade na cidade. “A vinda do 5G vai fomentar mais indústrias de tecnologia, nós já temos bastante, mas temos áreas para expandir. No nosso Plano Diretor nós estamos prevendo isto, então a gente está na grande expectativa da vinda do 5 G. Também estamos construindo a nossa ciclofaixa e nós vamos implantar bicicletas elétricas para melhorar a mobilidade da cidade, inclusive, cada Secretaria Municipal vai te uma bicicleta elétrica, para que os funcionários substituam o carro quando precisarem sair para entregar um documento, por exemplo”.

Acesse aqui a plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis aqui

Confira aqui o caderno especial do Estadão sobre o Ranking Connected Smart Cities 2021

fonte: https://blog.urbansystems.com.br/jaguariuna-sp-fica-com-o-primeiro-lugar-no-ranking-connected-smart-cities-2021-entre-as-cidades-com-ate-100-mil-habitantes/?utm_campaign=blog_t175_redacao&utm_medium=email&utm_source=RD+Station