23/07/21 11h39

Jundiaí registra este ano abertura de 3.933 empresas

NOVOS EMPREENDIMENTOS O segmento de maior destaque foi o de serviços, contabilizando 2.074 microempreendedores individuais

Jornal de Jundiaí

De janeiro até junho de 2021 foram cadastradas em Jundiaí, segundo dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), 3.933 empresas, sendo 1.280 microempresas (ME), 313 empresas de pequeno porte (PP), além de 2.340 microempreendedores individuais (MEIs). 

O segmento de maior destaque foi o de serviços, contabilizando 2.074 microempreendedores individuais, 997 microempresas e 210 empresas de pequeno porte abertas, seguido por comércio (638) e industria (14), sendo os últimos levando em conta os três segmentos. 

Segundo o Contabilizei, empresa relacionada ao mercado de contabilidade no Brasil, o número de empresas abertas em 2021 já equivale a 61,4% do total de aberturas em todo o ano de 2020. 

De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, foram criados programas, em parceria com a Sebrae e instituições da sociedade civil, para auxiliar novos empreendedores. "Criamos o Portal Jundiaí Empreendedora, que cumpre a função de ligar a oferta de mão de obra às empresas que estão buscando os trabalhadores e implantamos o PDL (Programa de Desenvolvimento Local) que realiza um levantamento para identificar formas de combater a falta de mão de obra qualificada", informa. 

NECESSIDADE 

Para quem teve a coragem de investir, o ano, apesar de atípico, foi importante. O chef de cozinha Gleison Moda, de 30 anos, abriu sua empresa de serviços gastronômicos em maio deste ano. Antes o trabalho era voltado para intermediação de negócios e ativos, mas por conta da pandemia o emprego não engrenou e ele precisou se reinventar. 

"De forma despretensiosa, levando em conta que minha profissão de origem sempre foi a gastronomia, fiz algumas fotos dos pratos que preparei para vender e postei nas redes sociais para divulgar e, para minha surpresa, superou minhas expectativas. Foi então que percebi que esse seria o meu novo negócio", afirma Gleison Moda. 

Hoje o foco da empresa do chef são pratos autorais sob encomenda para os finais de semana e principalmente pizzas pré assadas e assadas. 

O empresário afirma que a empresa segue em pleno crescimento e diz que a melhor época de vendas foi quando o município adotou maiores restrições na abertura dos estabelecimentos, por trabalhar apenas com entregas, porém tem crescido cada vez mais. 

"Iniciei na cozinha de casa e hoje já temos toda uma pequena estrutura preparada para grandes produções, nossa perspectiva para o resto do ano é bastante otimista, visto que estamos nesse momento trazendo investimento para a expansão do negócio", completa. 

REGISTROS DE MEIS 

De acordo com o Sebrae, em comparação ao número de MEIs cadastrados no primeiro semestre de 2020 e no mesmo período deste ano, houve um aumento de 43%. De janeiro a junho do ano passado foram registradas 2.445 aberturas de MEIs e no primeiro semestre deste ano foram contabilizadas 3.493. 

Segundo dados do Sebrae, o segmento de maior aumento neste período foi o de outras atividades auxiliares dos transportes terrestres, com 551 MEIs registrados. Esse segmento engloba serviços de guarda-volumes em terminais rodoviários, serviços de gestão e operação de tráfego, serviços de translado de passageiros entre terminais e serviço de liquefação de gás para fins de transporte em veículos dutos móveis.

fonte: https://www.jj.com.br/jundiai/2021/07/129013-jundiai-registra-este-ano-abertura-de-3-933-empresas.html