22/09/22 11h57

Jundiaí terá Rota da Cerveja e abre inscrições para produtores locais

Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), irá promover o lançamento da Rota da Cerveja Artesanal de Jundiaí, e já abriu as inscrições para produtores de cerveja artesanal do município que queiram fazer parte deste projeto, começando, com isso, o mapeamento de atrativos para essa nova rota. Inicialmente estão sendo cadastradas as cervejarias artesanais com fábrica própria, cervejarias ciganas, brew pubs, bares de cervejas artesanais e lojas de insumos para produção. 

Até o momento, 11 estabelecimentos já realizaram a inscrição, mas o número ainda pode aumentar, já que as inscrições permanecerão abertas. A ideia é mapear toda a oferta local, identificando os diversos tipos de empreendimentos para que possa ser oferecida uma ampla gama de experiências para turistas e visitantes. Empreendimentos interessados podem preencher o formulário neste link.. Em breve, uma reunião para tratar da organização da Rota com aqueles que tiverem realizado o preenchimento será feita. 

“A cerveja artesanal possui um lema: beba menos, beba melhor. Esse nicho possui um papel muito importante no turismo, pois estamos vivendo uma época em que as pessoas buscam por experiências diferentes. E a cerveja artesanal não é só o líquido, mas também a experiência”, comenta Charles Henrique da Cruz, fundador do Polo Cervejeiro de Jundiaí. 

As cervejarias utilizam ingredientes inusitados, algumas trazem insumos locais em suas receitas, e todas proporcionam uma experiência nova e diferente. Algumas possuem atendimento direto ao público, outras contam com harmonizações gastronômicas, shows ao vivo, visitação as fábricas, explicação do processo de fabricação, entre outras atividades. “A criação de uma rota cervejeira irá auxiliar muito os produtores e donos de estabelecimentos, principalmente por contar com a ampla divulgação da Prefeitura de Jundiaí. No total, possuímos 11 associados ao Polo Cervejeiro que fabricam a própria cerveja”, completa. 

Cervejas artesanais de diferentes tipos sendo exibidas em uma mesa de madeira

Jundiaí terá Rota da Cerveja para produtores e empreendedores do município

A Rota da Cerveja Artesanal passará a compor o conjunto de Rotas Turísticas de Jundiaí, ampliando a oferta turística local. “As Rotas Turísticas, hoje, concentram o maior conjunto de atrativos e de fluxo turístico do município. Com mais uma Rota Turística, fomentamos ainda mais o turismo em Jundiaí, aumentando e diversificando as opções de experiências para turistas que visitam nossa cidade, além de atrairmos um segmento de público que só cresce, que é o público da cerveja artesanal. Nosso município só ganha com mais essa iniciativa”, afirma a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro. 

Além da Rota da Cerveja Artesanal, o Departamento de Fomento ao Turismo está realizando mapeamento de uma nova rota rural, que irá contemplar a região dos bairros do Corrupira, Fernandes, Pinheirinho, chegando até a região dos bairros do Champirra e Rio Acima. “A proposta é desenvolver mais uma rota também nessa região, que tem crescido em número de atrativos diversificados e que já é reconhecida como região de cicloturismo. Novos empreendimentos estão surgindo para atender este perfil e atrair outros, o que amplia ainda mais a possibilidade de crescimento do fluxo turístico de Jundiaí”, informa a diretora. 

fonte: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/21/jundiai-tera-rota-da-cerveja-e-abre-inscricoes-para-produtores-locais/