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Líder em shoppings triplica os negócios

Folha de S. Paulo - 28/05/2007

A BR Malls, líder entre as empresas de administração de shopping centers, quase triplicou sua participação em centros de compras em menos de seis meses. O presidente da BR Malls, Carlos Medeiros, afirmou que a companhia aposta em centros de compras em todas as regiões do país e realizou investimentos de R$ 600 milhões (US$ 275,6 milhões) em 12 aquisições feitas desde novembro de 2006. Em abril, a empresa assumiu a liderança que pertencia ao Grupo Multiplan. O grupo administra um total de 623 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável), sendo 271 mil metros quadrados próprios. Em novembro, o Grupo GP, reconhecido grupo de investimentos em private equity, e a Equity International passaram a deter, por meio da BR Malls, participação na Ecisa. Em dezembro, a Ecisa tornou-se subsidiária integral da BR Malls e os antigos acionistas da Ecisa passaram a deter participação direta na BR Malls. Até dezembro do ano passado, quando a Ecisa se tornou subsidiária integral da BR Malls, a empresa detinha participação em sete shoppings, sendo um em construção. Neste mês, a companhia soma participação em 19 centros -um em construção. A BR Malls também administra ou comercializa 37 shoppings no país, como o Butantã e o Shopping Center 3, em São Paulo. A pouca concentração de mercado e o potencial de crescimento do setor também animam a empresa. Medeiros afirmou que as três maiores empresas de administração de shoppings concentram 17% do setor, sendo a BR Malls responsável por 8,5%. Ainda de acordo com Medeiros, as vendas em shoppings representam 18% das realizadas no país, de acordo com dados de 2006, contra 70% nos EUA. Para Medeiros, a falta de shoppings, especialmente em pequenas e médias cidades, é o principal motivo para a participação modesta dos centros nas vendas realizadas no Brasil. Só neste mês a BR Malls anunciou três aquisições e três ampliações de participação em centros de compras. Em São Paulo, a BR Malls também tem participação nos shoppings Villa-Lobos (26,9%) e ABC (0,6%). No mês passado, a BR Malls concluiu sua oferta primária de ações (IPO), captando aproximadamente R$ 605 milhões (US$ 297,46 milhões) com a operação. Os recursos serão utilizados para financiar a estratégia de crescimento, focada na aquisição de shoppings. Além de abrir o capital, a empresa também aderiu ao Novo Mercado, para mostrar comprometimento com os investidores e com as melhores práticas de governança corporativa. Atualmente, segundo Medeiros, a empresa conta com um caixa líquido de R$ 500 milhões (US$ 245,83 milhões) e pretende emitir debêntures para captar recursos nos próximos meses. Por isso, ele afirma que as aquisições não causaram endividamento, uma vez que os recursos utilizados vieram do caixa da empresa.