14/03/14 16h24

Limeira vai receber metalúrgica portuguesa

Previsão de faturamento é de R$ 120 mi por ano na 1ª fase

Jornal de Limeira

A multinacional Codimetal, de Portugal, vai montar sua primeira fábrica brasileira em Limeira. O anúncio oficial - o primeiro do governo Hadich - foi feito ontem na Prefeitura de Limeira e teve a participação de representantes da empresa e do município. A Codimetal tem como principal foco a transformação de aços, principalmente na produção de redes eletrossoldadas. Em Limeira, a previsão de faturamento da empresa é de até R$ 120 milhões por ano e, em uma primeira fase, devem ser gerados 140 empregos - sendo 40 da empresa Trefinox, que foi comprada pela Codimetal, e 100 novos postos de trabalho.

"Escolhemos Limeira porque encontramos a empresa (Trefinox), o terreno e a prefeitura nos garantiu confiança para nos instalarmos", disse o diretor da empresa, Carlos Limpo de Faria. A negociação entre o município e a Codimetal começou ainda no governo de transição, em dezembro de 2012.

Segundo o diretor, a Trefinox trabalhava com produtos em aço inoxidável, que não são produzidos nas fábricas da Codimetal na Europa e na África. "E a diversidade é importante para uma empresa", comentou. Na fábrica de Limeira, serão feitas telas eletrossoldadas especiais - produto que ainda não é produzido por outra empresa e é usado principalmente na construção civil.

A fábrica será instalada às margens da rodovia Luis Ometto (SP-306), estrada que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d'Oeste. A área é de 160 mil metros quadrados, sendo 10 mil de área coberta. A previsão é de que a terraplenagem comece na semana que vem e a produção seja iniciada até outubro. Inicialmente, a empresa investirá entre R$ 55 milhões e R$ 60 milhões, entre a construção do prédio e aquisição de equipamentos. Algumas máquinas já foram compradas na Europa e estão aguardando a construção do galpão em Limeira para serem transferidas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O prefeito Paulo Hadich (PSB) ressaltou a responsabilidade social da empresa - um dos critérios para a Codimetal escolher a cidade. "A empresa gera empregos, traz tecnologia e agrega culturalmente, ainda mais com ações sociais", comentou.

De acordo com a presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Ana Maria Sampaio, a Codimetal queria investir na área educacional e, por esta razão, o município e a empresa visitaram as bibliotecas comunitárias de Limeira e escolheram duas que receberão benefícios - a do Jardim Roseira, onde será iniciada a construção de uma sede própria, e a do bairro Dom Oscar Romero, que terá o forro do teto trocado e onde serão feitos um campinho e um parquinho.

"O segundo setor vem com ferramentas novas e investir recursos na qualidade de vida de nossa população é importante. Nesses casos, a empresa vem e já se sente integrante de nossa cidade", avalia Ana Maria.