06/12/13 13h07

Maior turbina a vapor da América Latina é produzida no Brasil

UNICA

Uma nova turbina a vapor que acaba de ser produzida pela TGM, com 65 MW de potência e operação a alta pressão e temperatura, é um marco para a indústria nacional e posiciona a empresa como uma das principais no mundo operando nesse mercado. A opinião é do consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, a respeito da turbina entregue pela TGM, multinacional brasileira com matriz em Sertãozinho (SP) e clientes em 40 países nos cinco continentes.

Trata-se da maior turbina a vapor produzida na América Latina com tecnologia 100% brasileira e com apoio da FINEP e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES). Fabricada durante 14 meses, a Turbina de condensação modelo CT 63 com 65 MW de potência acaba de ser exportada para uma planta industrial na Guatemala pela Uni-Systems do Brasil, também sediada em Sertãozinho.

“A entrega da turbina em um momento de poucos investimentos no setor sucroenergético indica confiança na recuperação da indústria e a disponibilidade dessa turbina contribuirá para o potencial brasileiro de exportação de equipamentos para geração de bioenergia,” enfatiza o consultor da UNICA.

“Nossa missão é mostrar ao mundo a capacidade tecnológica que possuímos, nosso poder de industrialização e competitividade. Conquistamos ao longo dos 22 anos grandes desafios, prova disso é a competência de colocar a marca TGM em vários países e atender a demanda nacional e internacional,” comentou o diretor industrial da empresa, Marcos Nishi, lembrando que a empresa exporta mais de 60% da produção.

A entrega da turbina foi anunciada em entrevista coletiva realizada no dia 22 de novembro, com mais de 150 participantes entre diretores, acionistas, clientes, parceiros, autoridades locais e regionais, governamentais e colaboradores. Na ocasião, o deputado Federal Arnaldo Jardim e a secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi, parabenizaram o Grupo TGM pelo projeto e sua importância para o município, o país e o mundo.