03/06/19 14h23

Maioria das micro e pequenas empresas paulistas pretende investir em inovação em 2019, afirma pesquisa

Em levantamento da Desenvolve SP, os empreendedores disseram que a maior dificuldade para investir é obter novas linhas de crédito

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Uma pesquisa realizada pela Desenvolve SP, agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, mostra que 61,4% das empresas do estado pretendem investir em inovação ainda neste ano.

Segundo o levantamento, que consultou 4.228 empresas paulistas, a inovação é essencial ou muito importante para a competitividade no mercado – a opinião é de 94,6% dos participantes da pesquisa.

Ao responder o que é inovação, 20% afirmam que é melhorar em produtos, serviços ou processos já existentes e 12% acreditam que é a criação e lançamento de produtos ou serviços revolucionário. Já 6% dizem que é a adoção de novas tecnologias. Mas a maior parte dos entrevistados – 62% – afirmam que inovação é uma junção das três opções.

Segundo a Desenvolve SP, o objetivo destas companhias ao investir em inovação é conseguir novos mercados (35,7%) e aumentar faturamento (28,2%) e competitividade (22,3%).

Mas, segundo os entrevistados, as maiores dificuldades para investir são a dificuldade de obter novas linhas de crédito, os impostos e a incerteza do futuro.

 

Crédito

A pesquisa mostra as principais necessidades de crédito dos empreendedores paulistas. Do total de enrevistados, 59,8% afirmam que precisam de dinheiro para capital de giro; 45%, para a ampliação, modernização ou expansão do negócio; 40%, para compra de máquinas e equipamentos; e 34,3% dizem que precisam de capital para inovação.

Sobre os recursos a serem usados em 2019, 78,4% planejam buscar empréstimos com bancos, agências de fomento e bancos de varejo. Outros 22% planejam buscar investimentos externos, seja de fundos ou anjos. 11,3% dos entrevistados disseram que não planejam buscar crédito neste ano.

Do total de empresas participantes do levantamento, 84,6% são micro e pequenos negócios, 8,2% startups e 7,2% de médio e grande porte. A maior parte delas é do setor de serviços, com 49%, seguidas de comércio (32%), indústria (16%) e agronegócio (3%).

A pesquisa na íntegra está disponível no link https://www.desenvolvesp.com.br/comunicacao/investimentos-e-inovacao.