21/08/07 14h33

Marfrig compra abatedouro de ovinos no Chile e curtume no Brasil

Valor Econômico - 21/08/2007

Em mais um sinal de apetite por aquisições, o grupo Marfrig comunicou ontem ao mercado a compra do controle do Frigorífico Patagônia, para produção de carne de cordeiro, no Chile, e a assinatura de compromisso de compra de unidade de processamento de couro na cidade Promissão (SP). De acordo com as informações enviadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 13 de agosto passado o Marfrig firmou, por meio de sua subsidiária no Chile, acordo para aquisição de 97,82% das ações do Frigorífico Patagônia S.A. por US$ 8,5 milhões. A unidade está localizada em Comuna Porvenir, na província de Tierra del Fogo, no Chile. O Marfrig já abate ovinos em unidade no Uruguai. Segundo o Marfrig, o frigorífico tem capacidade de abate de 300mil cabeças de cordeiro por ano, e a finalização do negócio está sujeita a auditorias legal e contábil, que serão concluídas até 18 de setembro de 2007. O Frigorífico Patagonia exporta carne de ovinos para mercados como União Européia, México, Japão, Rússia, Argentina e para o Brasil. Segundo fontes do setor, o objetivo do Marfrig com a aquisição também é atender seus clientes brasileiros, como restaurantes e churrascarias, com carne de cordeiro. A unidade na Patagônia também faz abate kosher e exporta para Israel, segundo o comunicado que prevê o início das atividades em 1º de outubro próximo. Já o curtume - e equipamentos - em Promissão foi adquirido pelo Marfrig por US$ 1,8 milhão. A planta, que começa a operar sob a direção do Marfrig em 1º de setembro, foi comprada da Usibrás. Segundo o comunicado, a unidade tem capacidade de processamento de 1.500 couros diariamente. Esse é o primeiro curtume do Marfrig, que tem duas unidades de abate de gado bovino em Promissão. Com unidades no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, o Marfrig teve receita bruta de R$ 1,616 bilhão (US$ 859,6 milhões) no primeiro semestre deste ano, 70,2% mais do que em igual período de 2006. As vendas ao mercado externo somaram R$ 827,8 milhões (US$ 440,3 milhões) no período, alta de 77,3%.