13/05/13 14h20

Martifer produz mais de 20 mil toneladas de estruturas metálicas em primeira fábrica brasileira

Assessorada pela Investe SP, primeira planta do grupo no Brasil constrói sustentações de metal sob medida para obras complexas como estádios, pontes e estações ferroviárias

A Martifer Construções Metálicas está produzindo quase 12 mil toneladas de estruturas metálicas por ano em sua primeira fábrica no Brasil, e deve chegar a fabricar 18 mil no futuro. Instalada em Pindamonhangaba, há 150 km da capital paulista, a planta funciona desde janeiro de 2012, e já possui um portfólio de projetos que soma 21.447 toneladas, entre intervenções em andamento e outras que ainda serão realizadas.

A decisão de instalar a fábrica em território paulista veio em 2009, quando a empresa, especializada em construções metálicas pesadas, observou que a demanda atual e prevista para os próximos anos era superior à oferta disponível nesse mercado.  “A demanda cresceu por conta das sólidas perspectivas de crescimento econômico do País, sustentadas pelos grandes investimentos em obras de infraestrutura para eventos esportivos como Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas”, explicou Francisco Santos, um dos diretores da Martifer no Brasil. Para ele, esses aspectos foram fundamentais na tomada de decisão da empresa.

Desde então, a Investe São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, tem assessorado a empresa nas áreas de tributação e infraestrutura e no processo de licenciamento ambiental. O projeto recebeu investimento de R$ 42 milhões.

“O grupo escolheu um excelente ponto para a instalação da fábrica, na Dutra, no meio do caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Essa já é a décima empresa que anuncia investimentos conosco no Vale do Paraíba, o que mostra o potencial que a região tem e sua importância no desenvolvimento do Estado”, explica o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

No momento, a planta conta com 354 funcionários. A proximidade do empreendimento à Fatec de Pindamonhangaba, inclusive, tem facilitado a contratação de mão-de-obra especializada e adequada às necessidades da Martifer.

Essa será a primeira fábrica do grupo português no Brasil, onde a empresa opera desde 2007 no setor agrícola, com a Nutre, e no de energia eólica, com a Martifer Renováveis. Em construções metálicas, a empresa já concluiu vários projetos no Brasil.

O grupo foi responsável pela construção de três coberturas metálicas:  Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS),  Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) e Estádio do Castelão, e está agora iniciando a quarta -  Arena da Amazônia, em Manaus (AM).  A Martifer  também está construindo pontes metálicas para a Transcarioca, no Rio de Janeiro e está participando da construção do Museu do Amanhã, na mesma cidade.

A Martifer possui outras dez unidades industriais instaladas em cinco outros países: Portugal, com a sede produtora de estruturas metálicas, caixilharias de alumínio e módulos fotovoltaicos; Romênia e Angola, também com a produção de estruturas metálicas. A empresa é especializada em construção metálica pesada, tendo vasta experiência nos segmentos de obra industrial (celulose, siderúrgico, etc), edifícios multi-pisos, grandes coberturas, pontes e nos segmentos de petróleo e gás.