14/11/06 16h50

Mercadão e Teatro Municipal devem ter garagem subterrânea

O Globo - 14/11/2006

A Prefeitura de São Paulo iniciou a licitação para a construção de mais três garagens subterrâneas na região central da cidade -uma delas será sob o Mercado Municipal Cantareira, o Mercadão, com até 500 vagas, onde, devido à falta de estacionamento, passou a ser cobrada a zona azul no final de 2005, inclusive aos domingos. Há outras duas garagens previstas, na praça Ramos de Azevedo, o que deve garantir vagas aos freqüentadores do Teatro Municipal, e no Pátio do Colégio, próximo ao centro comercial da rua 25 de Março. Já está em curso a concorrência para outras três garagens subterrâneas -na praça João Mendes, na praça Dom José Gaspar e na avenida São João, ao lado do Anhangabaú.
As seis garagens devem criar 3.000 vagas. Metade delas deverá estar concluída em meados de 2008. A idéia é estimular a freqüência a pontos do centro em que a falta de vagas desestimula motoristas. Um dos exemplos é o Mercadão, que recebe 15 mil pessoas por dia, número que salta para 20 mil em dezembro. No local há quase 300 quiosques, oito restaurantes e cerca de 190 vagas de garagem -ganharia 500. Pelo edital, as empresas construirão as garagens - cada uma deve custar cerca de US$ 12 milhões - e terão o direito de explorar o serviço por 30 anos. O edital não fixa o valor das tarifas, que, segundo o diretor da Emurb, serão fixadas pelas próprias concessionárias, com base nos preços de mercado. Durante o prazo da concessão, a prefeitura receberá das empresas uma parcela do faturamento. Essa contrapartida é um dos critérios para definir a vencedora da licitação. Cerca de 40 empresas adquiriram os editais para participar da licitação do primeiro lote.