18/12/18 11h26

Mercedes-Benz comemora 20.000 carros produzidos em Iracemápolis

Notícias Automotivas

A Mercedes-Benz está comemorando a produção de 20.000 carros na fábrica de Iracemápolis, interior de São Paulo. Inaugurada em março de 2016, a planta recebeu investimento de R$ 700 milhões para fazer os modelos Classe C e GLA, ambos de plataformas diferentes (MRA e MFA, respectivamente).

 Com 800 empregados diretos e indiretos, a fábrica da Mercedes-Benz no centro do estado agora é que completou o volume programado para um ano. A situação econômica do país fez com que as vendas do segmento premium caíssem e os modelos Classe C e GLA tiveram produção reduzida no período, mesmo com a liderança do primeiro em sua categoria.

 A baixa produtividade fez com que a Mercedes-Benz cogitasse o fechamento da planta por causa dos altos custos na operação, que não tem o processo produtivo completo, dependendo de muitos componentes e peças importadas, assim como BMW em Araquari-SC e Land Rover, na fluminense Itatiaia.

 Com o Rota 2030, a esperança é que as vendas melhorem junto com a retomada do crescimento e Iracemápolis deixe de ser ameaçada por questões econômicas. A unidade número 20.000 foi um C 200 EQ Boost, que mescla motor turbo com elétrico, totalizando 197 cavalos. O sedã de luxo tem uma plataforma MRA com sistema elétrico de 48 V e alta capacidade de regeneração de energia.

 Dentro da estrutura da Daimler no Brasil, a planta de Iracemápolis tem grande importância, pois além da fábrica de automóveis, possui um campo de provas para caminhões e ônibus, bem como uma enorme área que pode ser utilizada para ampliar a fábrica atual ou mesmo construir unidades novas.

 Ela é a segunda da Mercedes-Benz a produzir carros no Brasil, sendo que a de Juiz de Fora-MG teve a primazia em 1999 com a primeira geração do Classe A, ainda uma minivan. Lá chegou a ser feito o CLC, mas a unidade foi convertida em fábrica de caminhões.