03/12/19 13h55

Mercedes-Benz e Bosch investirão R$ 70 milhões em Iracemápolis

Consórcio entre as empresas cria Centro de Testes Veiculares que terá estrutura de testes similares às existentes em países como Alemanha, EUA, China e Japão

Bosch do Brasil

A Mercedes-Benz e a Bosch juntaram-se para a criação de um moderno centro de testes veiculares no Brasil, que permitirá a realização de ensaios com automóveis, comerciais leves, motos e máquinas agrícolas. O empreendimento será construído no Campo de Provas da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais.

“Investiremos, juntos, R$ 70 milhões nesse Centro, reafirmando a confiança de nossas companhias no Brasil e no potencial do mercado interno e das exportações. Também afirmamos nossa crença no desenvolvimento e evolução dos produtos nacionais, assim como em nossa engenharia e indústria”, disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O início das obras do Centro de Testes está previsto para o primeiro semestre de 2020 e a inauguração para 2021. Com pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias, esse Centro que facilitará o desenvolvimento, por exemplo, de veículos equipados com os modernos sistemas de assistência ao condutor, que proporcionarão uma mobilidade livre de estresse e acidentes.

“Esse empreendimento está diretamente alinhado ao nosso objetivo estratégico de “local for local”, ou seja, ter centros de competência locais para atendimento das demandas de nossos clientes”, afirma Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina. “Depois de estudar diferentes possibilidades, encontramos na Mercedes-Benz a parceira ideal para esse projeto e juntos construiremos um Centro de Testes Veiculares que beneficiará toda a cadeia automotiva na América Latina.”

Campo de Provas Mercedes-Benz

Atualmente, o Campo de Provas da Mercedes-Benz de Iracemápolis dispõe de 16 pistas, numa extensão total de 12 quilômetros: são 14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra.

As 14 pistas de durabilidade são de uso exclusivo da Mercedes-Benz para testes de caminhões e ônibus da marca. Cada placa de concreto dessas pistas possui uma superfície única, modelada matematicamente e pesam de 15 a 18 toneladas, o que exigiu um complexo processo de confecção para garantir a precisão exigida.

As pistas de terra e de conforto acústico e térmico podem ser utilizadas, por meio de locação, para experimentos de qualquer fabricante de caminhões e ônibus e também de automóveis, comerciais leves, motos, máquinas agrícolas e componentes para o mercado brasileiro e demais países. Inclusive, a pista de Acústica é homologada segundo norma ISO10844:2014.

Consórcio Mercedes-Benz e Bosch cria o Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis

O empreendimento contará com o amplo conhecimento da Bosch em projetos de campos de provas ao redor do mundo. Os mesmos responsáveis pela criação dos Centros de Testes de Boxberg (Alemanha), Donghai (China), Memambetsu (Japão), Vaitoudden (Suécia) trabalharão em conjunto com as equipes da Mercedes-Benz e da Bosch no Brasil durante a concepção e detalhamento das pistas e demais dependências do Centro de Testes Veiculares, que agregará mais cinco complexos, ocupando 400 mil metros quadrados, elevando assim para 21 o número de pistas em Iracemápolis, que possibilitará realizar inúmeros tipos de avaliações. O espaço contará ainda com boxes de oficina conjugados à escritórios individualizados, estacionamento para protótipos confidenciais de veículos em desenvolvimento, além de outras dependências de apoio, como áreas para refeições, apresentações e eventos.

A pista Oval de Alta Velocidade (High Speed Oval - HSO) é um dos destaques do Centro de Testes. Essa área será composta por duas retas paralelas de 960 metros cada e duas curvas completando o circuito oval num total de 2,6 mil metros de extensão, três faixas de rolagem, além de superfícies irregulares para medições de estabilidade, suspensão, entre outros. Esse recurso permitirá verificações em alta velocidade, consumo de combustível, autonomia, arrefecimento, ruído, conforto veicular, dirigibilidade etc.

Com 70 mil metros quadrados de asfalto perfeitamente plano, a Área de Dinâmica Veicular (Vehicle Dynamic Area - VDA) possibilitará inúmeras manobras com total segurança e em condições ideais para os experimentos de ESP® e AEB. Além disso, também será utilizada para desenvolvimento de veículos híbridos, elétricos e autônomos.

Já a Pista de Medição de Frenagem (Brake Measurement Track – BMT) terá uma configuração inédita no Brasil. Suas sete faixas paralelas e irrigáveis propiciarão diferentes coeficientes de aderência, que poderão ser usadas em manobras de aprimoramento para sistemas de segurança ativa, como o ABS e o ESP®.

Destinada às manobras de estabilidade e dirigibilidade, a Pista de Dirigibilidade Pavimentada (Paved Handling Course - PHC) será composta por curvas e sinuosidades de diferentes raios e estará disponível para testes de veículos de passeio e comerciais leves.