25/10/06 17h57

Mercosul negociará preferências

Gazeta Mercantil - 25/10/2006

Membros do bloco regional vão atuar em conjunto para a partir de novembro no âmbito da ONU. Os países que integram o Mercosul passarão, a partir do próximo dia 2, a atuar em bloco nas negociações comerciais do Sistema Global de Preferências Comerciais (GSTP, na sigla em inglês), realizadas no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Na prática, os países que compõem o Mercosul já vinham atuando em cooperação, o que ocorre em outras negociações internacionais. No entanto, a partir do mês que vem tal postura será oficial. Criado em 1989, o Sistema Global de Preferências Comerciais é integrado por 43 países em desenvolvimento. Para o governo brasileiro a atuação em bloco dará mais força à posição negociadora do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Está em curso a terceira rodada de negociações do Sistema Global de Preferências Comerciais, iniciada em 2004 em São Paulo. Até agora, só cerca de 15 dos 43 países do grupo aderiram à chamada Rodada São Paulo. Os países têm até o dia 30 para formalizar a participação nas conversações. Atualmente, estão sendo negociados acesso a mercados, regras de origem e certificação de produtos.