21/01/21 11h50

Meritor lança eixo MS-160 EVO desenvolvido no Brasil

Mais leve, robusto e com novo design, componente deve entrar em produção a partir do segundo trimestre deste ano

Automotive Business

A Meritor Brasil, principal fabricante de eixos trativos do País, apresentou na quarta-feira, 20, o MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 toneladas e que, como o nome indica, é derivado do MS-160, modelo de grande representatividade da empresa no mercado global. O novo componente recebeu diversos aprimoramentos, ficou mais leve e robusto, além de apresentar novo design que atende às necessidades do segmento de pesados. A previsão é que o novo componente entre em produção no segundo trimestre deste ano. 

“O MS-160 EVO surgiu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às necessidades e tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia de produto da Meritor Brasil. “O sucesso deste projeto se traduz em muito trabalho, pesquisa de mercado e com os nossos clientes em suas particularidades de aplicações”, acrescentou. 

Os engenheiros da Meritor iniciaram o desenvolvimento do MS-160 EVO tendo como meta a otimização e a integração de componentes fundidos. Assim, por meio do conceito Power Density foi possível projetar um design mais robusto e sem fixadores, ao integrar a caixa do diferencial com a do pinhão, o que permitiu reduzir o número de componentes, aumentando a confiabilidade do produto e mantendo a bem-sucedida entrega técnica do modelo antecessor. 

DESENVOLVIMENTO 100% BRASILEIRO 

Graças a essas melhorias, a equipe de engenharia da Meritor Brasil conseguiu fazer o MS-160 Evo pesar 52 kg – o que corresponde a uma redução de 22 kg em relação ao eixo anterior. Além disso, foi desenvolvida uma nova caixa satélite, que proporciona uma melhora significativa na lubrificação do novo eixo. 

“Trata-se de um produto que garante maior disponibilidade do veículo em operação, bem como maior vida útil do sistema, devido a eliminação da caixa do pinhão”, explica Fábio Brandão. O MS-160 Evo é mais um equipamento totalmente desenvolvido no Brasil, desde a sua concepção até a validação e a homologação, resultado do trabalho dos profissionais nos laboratórios da Meritor, localizado em Osasco (SP). 

fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/32372/meritor-lanca-eixo-ms-160-evo-desenvolvido-no-brasil