29/04/19 10h35

Mineração Jundu amplia jazida de dolomita na região de Itapeva

Investimento garante abastecimento da indústria vidreira no Estado e contou com apoio da InvestSP

InvestSP

A Mineração Jundu, maior empresa fornecedora de minerais não metálicos para indústrias do vidro e fundição no país, anuncia a expansão da atual jazida de dolomita na cidade de Bom Sucesso do Itararé, na Região Administrativa de Itapeva. O investimento permitirá a continuidade do abastecimento da cadeia atual de produção de vidro plano –“float” – no Estado de São Paulo.

 A InvestSP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, foi responsável pela interlocução junto à Cetesb nos trâmites necessários ao licenciamento ambiental.

 “Este é um projeto considerado estratégico para o fornecimento deste mineral, por sua qualidade para o uso na formulação do vidro e por sua localização. A expansão em Bom Sucesso do Itararé faz parte do esforço da empresa para atender às crescentes exigências nas especificações de matérias primas e manter a constância e segurança no abastecimento das industrias vidreiras”, conta Marcos Sintoni, gerente de Novos Negócios e Estratégia da Mineração Jundu.

 O vidro plano é largamente utilizado na indústria automobilística, eletrodomésticos, construção civil, móveis e decoração. A dolomita por sua vez, é um dos minerais que compõem o vidro, assim como a areia quartzosa e o calcário, também produzidos pela Mineração Jundu.

 “A indústria de vidro é uma consumidora importante no estado e essa expansão aumentará a oferta da matéria prima, o que, consequentemente, contribui para o desenvolvimento econômico. Para a InvestSP, atuar como intermediadora nas tratativas ambientais é muito significativo, pois a empresa executa essa ampliação de forma muito responsável e sustentável, já que a extração mineral possui critérios rigorosos a serem seguidos”, afirma o presidente da InvestSP, Wilson Mello.

 No Estado de São Paulo, a Mineração Jundu possui ainda plantas em Analândia e Descalvado (Regiões Administrativas de Campinas e Central, respectivamente), onde realiza a extração e beneficiamento de areias quartzosa para a indústria vidreira.

 

Sobre a Mineração Jundu

 A Mineração Jundu foi fundada em 1959, iniciando suas atividades com a extração e o beneficiamento de areias quartzosas nas proximidades do litoral Sul de São Paulo. Em 1995, a Mineração Jundu foi adquirida pelo Grupo Saint-Gobain. Em 2002, o Grupo Saint-Gobain estabeleceu uma joint venture com a UNIMIN, empresa norte-americana controlada pelo grupo belga SCR-SIBELCO e, dessa fusão, criou-se a maior empresa fornecedora de minerais não metálicos para indústrias do vidro e fundição no país.

Empresa de capital privado, atua no segmento de mineração de minerais não metálicos, produzindo e comercializando areia quartzosa industrial, areias resinadas, sílica moída, calcário calcítico e dolomita.

Seus produtos atendem os mercados de fundição, vidro, cerâmico, abrasivos, filtros, campos esportivos, produtos químicos, operações de fraturamento em poços de petróleo, entre outros.