29/09/22 12h05

Ministério apresenta segunda edição do programa Conecta Startup Brasil

Primeira etapa do programa gerou um impacto em mais de 36 mil pessoas ao aproximar startups de desafios tecnológicos

Governo Federal

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou nesta quarta-feira (29) a segunda edição do programa Conecta Startup Brasil. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação nas cinco regiões do país. Isso é feito ao conectar startups iniciantes a ações de capacitação, fomento e desafios reais do mercado, estimulando a inovação aberta. 

A iniciativa do MCTI tem parceria da Softex e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação da pasta. O evento transmitido nas redes sociais do ministério também promoveu um balanço da primeira etapa do programa. 

Foram mais de 600 empreendedores capacitados que foram conectados a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas em 23 áreas temáticas. A ação gerou um impacto positivo em mais de 36 mil pessoas. 

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o programa gera um processo de aprendizado compartilhado por todas as startups participantes. Ele afirmou que esse é um modelo que precisa ser multiplicado para essa para gerar postos de trabalho de qualidade e transformar conhecimento em riqueza. 

O presidente da Softex afirmou que em breve serão liberados os detalhes da nova edição do programa e o calendário de inscrições e ressaltou os números da primeira edição. Já o presidente da ABDI apontou que o momento é conjugar esforços institucionais e mobilizar a rede que mantém o programa em funcionamento. 

O secretário de Empreendedorismo e Inovação do ministério relatou que a iniciativa gera um ciclo virtuoso ao aproximar as startups iniciantes de desafios reais de empresas maiores, o que ajuda essas startups a se fortalecerem no mercado. 

Conheça mais sobre o programa em https://conectastartupbrasil.org.br

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/09/ministerio-apresenta-segunda-edicao-do-programa-conecta-startup-brasil