04/05/18 17h02

'Missão Santo André-Colômbia' promove encontro preparatório para empresários

Evento realizado na sede da Investe SP expôs diretrizes do projeto que busca novos investimentos e geração de empregos; Missão será no início de junho

Prefeitura Municipal de Santo André
Download Francisco Rosa/ISP

A Colômbia está entre as economias mais promissoras da América Latina

Após o lançar o projeto “Missão Santo André-Colômbia”, que será realizada em junho, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, deu o segundo passo da iniciativa nesta sexta-feira (4). Um encontro preparatório para empresários foi realizado na capital paulista, na sede da Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). No evento, foram discutidas ideias visando a abertura de novas oportunidades para empresas da cidade, com o objetivo de criar empregos e incentivar exportações para o país vizinho.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), TecMobile e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), além da própria Investe SP, através do Governo do Estado. "Fico muito feliz, pois é a primeira vez que uma missão empresarial em parceria com a Investe SP parte por iniciativa do município. Santo André está pegando as empresas pelas mãos e levando a outros padrões de mercado", disse o diretor da Investe SP, Sérgio Costa.

O evento ainda trouxe dois painéis de capacitação para os presentes. Luiz Rocha, analista de comércio exterior da Apex-Brasil, e Alejandro Pelaez, diretor da ProColombia em São Paulo, expuseram informações sobre o panorama de negócios no país colombiano. Em um segundo momento, Paulo Brusqui, da Investe SP, falou sobre a qualificação das empresas para o mercado da Colômbia, já Marcos Stahl, do Sebrae-SP, deu dicas de negociação com o os estrangeiros e como será feito o envio das amostras de produtos. Por fim, Claudinei Junior, do Banco do Brasil, mostrou dados sobre produtos e serviços para exportação.

“Nos últimos 12 meses nos consolidamos como a cidade que mais gerou empregos na região do ABC. Esse ambiente é muito favorável para estreitarmos relações com um país em crescimento, como a Colômbia. Este cenário cria um positivismo para os empresários andreenses exportarem mercadorias e fazerem parcerias técnicas”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A Colômbia está entre as economias mais promissoras da América Latina. O país se encontra em crescimento econômico há cerca dez anos consecutivos, com uma média anual de 4%, conforme dados do Banco Mundial. No país existem departamentos que tiram dúvidas referentes à legislação, tributação, além de informar quais negócios são mais carentes de investimento.

Segundo o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzatto, o projeto é uma oportunidade única para os empreendedores da cidade e na retomada da economia de Santo André.

“Despertamos o espírito empreendedor para buscar novos mercados, saindo da zona de conforto. A estrutura de capacitação e experiência na missão, será uma experiência muito rica na vida de cada empreendedor”, afirmou.