12/12/18 12h44

Missões à Colômbia, Peru e México geram negócios para o setor elétrico e eletrônico

Apex Brasil

Durante 2018, o Programa Electro-Electronic Brasil, fruto do convênio entre Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizou três missões empresariais do setor eletroeletrônico. Os destinos foram Colômbia, Peru e México. As iniciativas contaram com participação em rodadas de negócios, seminários e visitas técnicas.

Com US$ 1,8 milhão de negócios já fechados e US$ 11,5 milhões estimados para os próximos 12 meses, 15 empresas do setor eletroeletrônico participaram da Missão Comercial para a Colômbia, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2018.

Durante a rodada de negócios estiveram presentes 53 compradores, distribuidores, representantes, contratistas e engenheiros de projeto de diversas áreas: automação industrial; equipamentos industriais; geração, transmissão e distribuição (GTD); componentes elétricos e eletrônicos, materiais elétricos de instalação, telecomunicações, automação industrial, informática e segurança eletrônica.

A missão contou com seminário para as empresas brasileiras e apresentações com informações estratégicas e de mercado realizadas pelo setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Bogotá, pela Apex América do Sul, Apex-Brasil, CIDET (Corporación Centro de Innovación y Desarrollo Tecnológico del Sector Eléctrico) e Abinee.

As empresas também participaram de reuniões e visitas técnicas com potenciais compradores, além da encontro com a Cámara Colombiana de Energía (CCEnergía) e de evento promovido pelo Cluster de Energía Elétrica de Bogotá-Región.

“O mercado colombiano importa aproximadamente US$ 5 bilhões só do setor eletroeletrônico, cerca de 63% do consumo nacional.  Os produtos e serviços ofertados pelo grupo de empresas que participaram da Missão se concentram justamente nos nichos de mercado que demandam importação. Vislumbramos relações sustentáveis, prósperas e de longo prazo”, afirma Giselle Hipólito, gerente de Relações Internacionais da Abinee.

Está previsto para o segundo semestre de 2019 outra Missão Comercial para a Colômbia e a participação na FISE (Feria Internacional del Sector Eléctrico).

A missão ao Peru gerou negócios da ordem de US$ 460 mil. Para os próximos 12 meses, a estimativa das 20 empresas participantes é de que os contatos rendam operações de US$ 10,4 milhões. Na ocasião, foram realizadas duzentas reuniões com 42 compradores.

As principais áreas de interesse foram automação industrial; equipamentos industriais; geração, transmissão e distribuição (GTD); componentes elétricos e eletrônicos, materiais elétricos de instalação, telecomunicações, automação industrial, informática e segurança eletrônica. Está prevista outra Missão Comercial para o Peru no segundo semestre de 2019.

Quatorze empresas do setor eletroeletrônico integraram a Missão ao México, entre os dias 26 a 30 de novembro. O objetivo foi buscar uma aproximação comercial apresentando soluções em áreas como tecnologia da informação e comunicações (TICs), automação industrial, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTD).

“O Brasil é altamente especializado nestes segmentos. Nossas empresas oferecem produtos e serviços a diferentes países do mundo, inclusive o México”, afirma Giselle Hipólito. Segundo ela, a missão foi propícia para a realização de negócios entre as empresas dos dois países.

Empresas participantes, negócios fechados durante as missões comerciais e perspectivas de negócios para os próximos 12 meses

COLÔMBIA

US$ 1,8 milhões

US$ 11,5 milhões

Baterias Moura, CCK, Cerâmica Santa Terezinha, Clamper, CM Comandos, Companytec, Digicon, PPC Santana, Exatron, Qualidade de Energia IMS, MCM Controls, Frata, Proekctonic, Tecsys e Vicentinos.

PERU

US$ 460 mil

US$ 10,4 milhões

Cerâmica Santa Terezinha, Christie Digital Systems, CM Comandos, Clamper, Companytec, Contronics, Digicon, Epcos, TDK, Fame, Frata, IMS Power Quality, Induscabos, Intelbras, JFL , Isoelectric, KRJ, Magmattec, Mectronic – Eletromar, PPC Santanae Vicentinos

MÉXICO

US$ 1,3 milhões

US$ 15,6 milhões

Contronics, Ceramica Santa Terezinha, Clamper, CM Comandos, Datacom, Digicon, Fame, Frata, Intelbras, KRJ, Magmattec, PPC Santana e Tecsys.

O programa Electro-Electronic Brasil é o resultado do acordo entre ABINEE e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de promover o comércio exterior no sector da elétrico e eletrônico. A iniciativa inclui diversas ações de promoção comercial, como participação em feiras, missões, rodadas de negócios, estudos de mercado, projetos de compradores, entre outros. O programa tem atualmente 81 empresas participantes, abrangendo as áreas de automação industrial, componentes elétricos e eletrônicos, telecomunicações, material de instalação eléctrica, equipamento industrial, segurança eletrônica e GTD.