25/05/07 14h40

MRS recebe licença para sistema de correia

Valor Econômico - 25/05/2007

A MRS Logística, concessionária ferroviária da região Sudeste, acaba de obter a licença ambiental prévia para seu projeto de construção de uma correia transportadora na Serra do Mar, entre o distrito de Campo Grande (município de Santo André-SP) e Cubatão. O empreendimento, cujo investimento é estimado em R$ 200 milhões (US$ 98,3 milhões), visa o transporte de minério de ferro para a usina da Cosipa, em Cubatão, além de subir no sentido contrário com outros produtos, como escória, brita e fertilizantes. Com essa licença em mãos, afirma Júlio Fontana Neto, presidente da MRS, o processo de implementação do projeto avança. A empresa opera desde 1996 uma concessão ferroviária de 1,7 mil km nos Estados de Minas, Rio e São Paulo, com acesso aos portos do Rio, Sepetiba e de Santos. Mais de 70% da carga é de minério de ferro, aço, carvão e ferro-gusa. No ano passado, transportou 114 milhões toneladas. Para 2007, o volume previsto é de 130 milhões. A função principal da correia, que terá cerca de 20 km de extensão, é o transporte de minério de ferro para a Cosipa, operação que hoje toda feita por trens que descem a serra. O sistema poderá adotar a tecnologia de "cable belt" (puxada por cabos de aço) ou "pipe conveia" (tubo formado por correia). A capacidade inicial será para pelo menos 8 milhões de toneladas de minério de ferro, que será desembarcado no pátio da Cosipa. No futuro, poderá ser ampliada para atender novas demandas da siderúrgica pertencente à Usiminas. Outro passo que a MRS vai definir nos próximos três meses é o modelo financeiro do projeto. A empresa poderá fazer sozinha, mas está aberta para sócios. Nesse caso, estuda-se um "project finance". Entre candidatos estão a própria Cosipa, investidores financeiros, operadoras de rodovias e até grupos de operação logística e industriais. O tempo da obra é estimado em 20 a 22 meses a partir do momento que tiver a licença de implantação e a compra de equipamentos finalizada. A previsão é que comece a operar em meados de 2009. A MRS iniciará em junho a construção do terceiro trilho, para trens de bitola estreita, na margem direita do porto de Santos. A obra, de R$ 5 milhões (US$ 2,46 milhões), deve durar três meses. Isso permitirá eliminar o tráfego de trens de cargas dentro de Santos (complicado e lento), nos trilhos da CPTM.