12/03/14 15h27

Multinacional vai gerar 360 empregos diretos em Jundiaí

Jornal de Jundiaí

Jundiaí recebeu pelo menos duas grandes empresas nos últimos seis meses. Uma delas, cuja sede foi inaugurada nessa terça-feira (11), é a Coesia, que fabrica maquinário para embalagens e outros produtos. Até então a produção brasileira era dividida em três unidades, agora toda a fabricação nacional será concentrada no bairro Fazenda Grande, espaço que vai permitir um crescimento de 40% na oferta de produtos.

Essas mercadorias, que variam desde embalagens para bens de consumo até cigarros, já eram oferecidas no mercado internacional, mas por falta de espaço não participavam da economia do Brasil. O investimento da empresa italiana na América Latina foi de R$ 15 milhões. "Esta nova unidade marca o início de um ciclo de expansão da empresa na América Latina", afirma Stefano Nanni, diretor geral do Grupo Coesia na América Latina.

O diretor acredita que o espaço maior vai permitir mais estoque, o que diminui o tempo de entrega. "Futuramente, teremos um Centro de Inovação local que hoje existe apenas em nossa matriz, na Itália, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias para sistemas de envase e embalamento, assim como inovação em embalagens (formatos, design e novas aplicações em escala industrial), em um modelo de co-criação com todos os nossos parceiros (materiais, design, convertedores) e nossos clientes".

Potencial Logístico
Segundo a analista de marketing Erika Reis, a escolha do município para receber a sede brasileira do grupo ocorreu devido ao potencial logístico. "Produzimos máquinas de automação avançada para embalagens em geral e outros produtos, como fraldas. O segmento de cigarros é o mais antigo, nossas máquinas têm capacidade de produzir 22 mil cigarros por minuto."

Geração de empregos
Estima-se que 360 empregos diretos e indiretos sejam criados na região. "Jundiaí ainda tem potencial para receber novas empresas e, consequentemente, oferecer mais vagas de emprego", afirma o diretor de fomento à indústria da Prefeitura de Jundiaí, Gilson Pichioli. Os dados de 2013 comprovam o desenvolvimento da cidade: enquanto o Estado de São Paulo registrou uma geração negativa de 35 mil empregos, Jundiaí teve uma geração positiva de 1.442 vagas.