14/01/19 12h37

Municípios apontam investimentos para novo ano

Obras em Álvares Machado, Santo Anastácio, Santo Expedito e Teodoro Sampaio serão direcionadas, principalmente ,para as áreas de educação, saúde e infraestrutura urbana

O Imparcial

Embora 2018 tenha sido um ano difícil para a gestão pública, municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo fazem um balanço positivo do exercício, uma vez que conseguiram “honrar seus compromissos”. Por conta disso, prefeituras estão otimistas em relação a 2019 e já adiantam investimentos direcionados, principalmente, para as áreas da educação, saúde e infraestrutura urbana.
O prefeito de Teodoro Sampaio, Ailton César Herling (PSB), aponta que a administração viveu um ano “financeiramente muito apertado”, mas conseguiu realizar obras para a população por meio de aportes financeiros de outras esferas, sobretudo por parte do Estado. A esperança do gestor é que a situação econômica do país melhore em 2019 e os municípios da região sejam realmente contemplados com emendas parlamentares, a fim de que tenham condições para executar empreendimentos importantes para a comunidade.
No âmbito de Teodoro, Ailton menciona que o objetivo é inaugurar e colocar em funcionamento a UPA (Unidade de ProntoAtendimento), seja com esta finalidade ou com outra dentro da área da saúde, e realizar a reforma e restauração da Escola José Amador, que encontra-se fechada. “Temos ainda algumas emendas de deputados para melhorar a infraestrutura da saúde e promover algumas pavimentações”, comenta.
O chefe do Executivo espera ainda que, a partir de uma possível guinada na economia, as pessoas encontrem uma oportunidade de trabalho digno para que tenham o poder de compra e contribuam para a movimentação econômica, fortalecendo, desta forma, municípios, Estados e União.
Em Santo Anastácio, o prefeito Roberto Volpe (MDB) relata que 2018 foi um “ano difícil”, mas a Prefeitura conseguiu alcançar seus objetivos, atendendo como prioridades as áreas da saúde e educação e realizando pequenas obras em benefício da população. Segundo ele, o município honrou seu compromisso com os servidores públicos, com a folha de pagamento e o décimo terceiro em dia, além do aumento de 22% no vale-alimentação. Para 2019, o orçamento deve contemplar a pintura do CEI (Centro Educacional Infantil) Marisa Amaral Garcia; as reformas do refeitório da Escola Doutor Tertuliano de Arêa Leão, da ponte de concreto do Córrego do Feiticeiro e em galerias pluviais da Estrada da Esperança; o término da obra do CCI (Centro de Convivência do Idoso); e o recapeamento asfáltico em quarteirões do município.
Serão iniciadas também as construções do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e duas quadras poliesportivas, bem como a execução de obras de um TAC (termo de ajustamento de conduta) na área de educação. “Iniciaremos o ano com o orçamento intacto”, enfatiza Volpe.

MAIS INVESTIMENTOS

Em Santo Expedito, o engenheiro civil da Prefeitura, David Vinicius da Silva, afirma que a máquina pública iniciará o ano em boas condições financeiras, não sendo preciso recorrer à contenção de despesas para honrar o orçamento. Entre os investimentos programados estão o recapeamento de bairros e vias públicas; a reforma e revitalização da praça central, das Escolas José Gilmar Mazini e Mario Florentino e do Cras; a construção do barracão de coleta seletiva e de uma cozinhapiloto; a ampliação do prédio da Assistência Social; a reestruturação do sistema de sinalização viário; além da ampliação de seu CCI.
A Prefeitura de Álvares Machado, por sua vez, informa que, assim como outras administrações, também passa por dificuldades financeiras e que, para driblá-las, adota algumas medidas, como o corte em horas extras. Apesar disso, planeja investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 750 mil no Parque dos Pinheiros e no Jardim Panorama, instalação de cinco academias para a terceira idade, o término da Creche Santa Eugênia e a conclusão da Praça do Conjunto Habitacional Antônio Prado.
A reportagem abriu espaço para que todos os municípios onde há a circulação deste periódico, exceto Presidente Prudente, pudessem expor suas projeções para 2019, contudo, os demais não se manifestaram ou informaram que não poderiam responder à demanda devido ao recesso de fim de ano.