12/04/19 11h57

Nexos promove conexão entre os pequenos, médios e grandes negócios

Programa desenvolvido pelo Sebrae e Anprotec pode gerar investimentos de até R$ 25 milhões em startups

Agência Sebrae de Notícias

A Steffen acaba de ingressar no Programa Nexos, resultado da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). “Investir em inovação é fundamental. O mercado está em transformação constante rumo ao digital, é uma questão de sobrevivência”, constata Vicente Maia, diretor-sócio da empresa. A iniciativa tem como objetivo apoiar pequenos negócios inovadores para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam demandas de empresas-âncoras (médias e grandes empresas).

A proposta do Nexos é que cada startup selecionada receba um aporte de recursos (que variam entre R$ 100 mil e R$ 250 mil) para o desenvolvimento de tecnologias emergentes. O investimento previsto no programa será utilizado para apoiar projetos empresariais de inovação desses pequenos negócios e de novas tecnologias, sendo que os recursos serão provenientes das grandes empresas a partir de instrumentos fiscais de apoio à inovação (Lei de Informática, Lei do Bem e os programas de pesquisa e desenvolvimento dos setores de Energia Elétrica, Óleo & Gás e automotivo).

No caso da Steffen, distribuidora de produtos de limpeza profissional do Rio de Janeiro há 49 anos, o projeto irá desenvolver uma plataforma para atender os clientes de forma simples e eficiente. “Busquei o programa para acelerar o processo de inovação dentro da minha empresa. O Nexos se tornou algo extremamente estratégico para a Steffen”, conta Maia.

O desenvolvimento do Nexos, em 2019, pode gerar investimentos de até R$ 25 milhões em startups por meio da conexão entre startups e médias e grandes empresas dentro da agenda de inovação aberta. Também estarão presentes no programa os ambientes de inovação (aceleradoras e incubadoras), para oferecer infraestrutura operacional e apoio técnico-jurídico ao projeto e aos pequenos negócios.