23/11/06 16h14

Nova alternativa de compras durante a madrugada em SP

Gazeta Mercantil - 23/11/2006

Instalado no bairro paulistano do Brás, o Shopping Popular Feira da Madrugada já é uma opção que vem atraindo consumidores de todo o País e tem boas perspectivas de negócios neste final de ano. Seu grande diferencial é o horário alternativo de operação, entre 3 e 8 horas. O empreendimento, que ocupa um terreno da Rede Ferroviária Federal, é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a GSA, concessionária da própria Rede. O espaço possui 70 mil m², com cerca de 3.800 boxes, alugados ao preço médio mensal de R$ 55 na área descoberta e de R$ 75 na área coberta. Há toda infra-estrutura necessária ao comércio, o que inclui manutenção do local, segurança e estacionamento de 20 mil m², com capacidade para receber 200 ônibus (vagas gratuitas) e 350 veículos. O projeto do Shopping Popular tem incentivo da Prefeitura de São Paulo por se tratar do maior empreendimento destinado ao mercado informal. O shopping já é responsável por cerca de 30 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. A intenção é estimular uma profissionalização cada vez maior dos camelôs para que possam se tornar, com o tempo, microempresários. Cada um deles está conseguindo faturar entre US$ 2,8 mil e US$ 3,2 mil por mês, resultado que deverá chegar a US$ 6,5 mil neste final de ano. Foi criada também uma infra-estrutura para atender tanto ao consumidor que vem de outras localidades quanto os habitantes de toda a cidade de São Paulo. Há no local uma praça de alimentação com lanchonetes e guarda-volumes. O projeto vai incluir ainda a instalação de farmácia, padaria, casa lotérica e outros serviços que possam proporcionar maior conforto ao usuário. Também será instalada uma agência do Bradesco, a primeira no País para atendimento durante a noite.