16/11/06 17h01

Novas ligações de esgoto puxam aumento da receita da Sabesp no terceiro trimestre

Valor Online - 16/11/2006

O aumento nas ligações de esgoto à rede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foram o principal motor do crescimento de 13,8% na receita operacional líquida da empresa no terceiro trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2005, o número de ligações de esgoto supera o de novas conexões de água. No fim do período entre julho e setembro, a Sabesp tinha conectado 4,971 milhões de clientes residenciais à rede de esgoto, um avanço de 2,6% em relação ao mesmo trimestre de 2005. Em comparação, houve uma alta de 1,9% nas ligações de água no mesmo intervalo. Com o crescimento nas ligações de esgoto, a receita com esse segmento ampliou para US$ 143 milhões, crescimento de 4,2% no trimestre em relação ao anterior. Outro fator que beneficiou o desempenho da companhia no período foi a melhora na produtividade dos funcionários. No trimestre, para cada funcionário, a empresa fez 667 ligações de água e esgoto, um aumento de 3,3% em relação ao mesmo intervalo de 2005. Apesar disso, no período houve uma elevação de 5,01% no pagamento de salários e encargos, equivalente a um gasto de US$ 6,8 milhões, fruto de um aumento de 4,63% nos salários e do pagamento de US$ 647 mil em encargos.