08/03/23 14h58

Novelis inaugura polo de inovação e buscará soluções mais sustentáveis para o mercado de latas de bebidas

Construído com apoio da InvestSP, espaço em São José dos Campos recebeu investimento de mais de R$ 20 milhões

InvestSP e Novelis

A Novelis, gigante mundial do setor de laminados e reciclagem de alumínio, inaugurou seu primeiro Centro de Soluções ao Cliente (CSC), um polo de inovação para o desenvolvimento de novas soluções para a indústria de embalagens. Fruto de um investimento de mais de R$ 20 milhões, ele deve atender de maneira personalizada as demandas de clientes e parceiros, como fabricantes de latas de bebidas, que atuarão em conjunto com a empresa na busca por produtos mais sustentáveis.

O CSC ocupa uma área de 3 mil m² em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e possui laboratórios com tecnologia de ponta, estações de trabalho e salas de treinamento e reunião. A cidade foi escolhida pela proximidade de clientes e da fábrica da Novelis em Pindamonhangaba, além do apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que permitiu a aproximação da empresa com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, referência internacional em inovação e cujo hub Nexus foi eleito, recentemente, uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo.

“É um projeto que conversa diretamente com a nova etapa da InvestSP. A agência está especialmente interessada na atração de soluções inteligentes e sustentáveis para SP, sem nunca perder de vista a competitividade e a geração de empregos”, diz a diretora de Projetos de Investimento da InvestSP, Marília Garcez.

Entre os objetivos da Novelis estão a criação de produtos com uma pegada de carbono cada vez menor e a ampliação do uso de material reciclado na produção de embalagens. Hoje, as chapas de alumínio fornecidas pela empresa para fabricantes de latas de bebidas já são compostas por mais de 80% de conteúdo reciclado, mas esse índice pode aumentar.

“O mercado sul-americano de latas para bebidas tem crescido nos últimos anos e, à medida que isso acontece, a demanda por soluções para embalagens de alumínio cada vez mais sustentáveis também aumenta. Alinhados a isso, estamos trazendo recursos inéditos para que nossos clientes e parceiros possam encontrar, no Centro de Soluções ao Cliente, o que há de mais inovador em termos de desenvolvimento e pesquisa nessa área. Aportamos também nossa expertise de décadas na produção de um alumínio cada vez mais verde e com menor pegada de carbono”, explica Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul.

Com foco em quatro áreas de atuação - metalurgia, revestimentos, automação e modelagem -, o CSC também deve funcionar com um espaço para compartilhar conhecimento por meio de workshops e encontros setoriais.