21/03/19 17h43

Novelis inicia projeto de expansão e a construção de um terminal ferroviário na fábrica de Pindamonhangaba

A InvestSP presta serviços de apoio à empresa nesse projeto de investimento

São Paulo, 21 de março de 2019, A Novelis Inc., líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, inicia oficialmente hoje as obras de expansão do investimento de R$ 650 milhões em sua unidade de chapas de alumínio, em Pindamonhangaba, São Paulo. O investimento aumentará a capacidade de produção de chapas de alumínio em 100 mil toneladas/ano e a capacidade de reciclagem em 60 mil toneladas/ano. Com a expansão, a fábrica passa a ter capacidade produtiva de aproximadamente 680 mil toneladas/ano e 450 mil toneladas/ano para reciclagem do metal. Além disso, a empresa aprimora seu sistema logístico para facilitar o acesso aos portos de Santos (SP) e Itaguaí (RJ).

O aumento da capacidade produtiva vem acompanhada de outras melhorias na infraestrutura, viabilizando a construção do terminal que irá conectar a principal fábrica da Novelis no Brasil, em Pindamonhangaba (SP), aos principais portos por meio da rede ferroviária da MRS, regulamentada pela Agência Nacional de Transportes.

A empresa tem utilizado o suporte da InvestSP para solucionar questões ambientais, de infraestrutura e tributárias. Um dos papéis da agência é auxiliar as companhias a instalarem ou expandirem seus negócios e assim, melhorar o potencial econômico, gerar empregos, renda e desenvolver a cadeia de suprimentos e logística

"A construção do terminal ferroviário diversifica nossos modais de transporte, ao mesmo tempo em que oferece uma alternativa mais sustentável, garantindo uma logística mais eficiente para o cliente”, afirma Tadeu Nardocci, presidente da Novelis América do Sul.

Sustentabilidade está no centro da estratégia de negócios da Novelis e, com a implementação do novo modal ferroviário, a empresa poderá reduzir em até 73% suas emissões de CO2 no transporte de seus produtos em comparação com o transporte rodoviário.

“Esse investimento é um olhar para o futuro e dá continuidade à nossa bem-sucedida operação na região, além de reforçar o nosso compromisso com a inovação no fornecimento de soluções de alumínio”, conclui Nardocci.