04/02/20 13h27

Número de passageiros aumenta o triplo da média do país e Araçatuba se destaca

Folha da Região

O número de passageiros de voos domésticos que desembarcaram nos aeroportos paulistas em 2019 chegou a 30,9 milhões, resultado 5,4% superior ao do ano anterior.

E o aeroporto de Araçatuba, Dario Guarita, que passou a receber duas novas companhias no ano passado, foi apontada com um dos destaques no interior.

O aumento registrado em São Paulo foi três vezes maior do que o verificado na média nacional: considerando todos os aeroportos do país, o número de passageiros que desembarcaram em 2019 foi de 97,1 milhões, quantidade 1,8% superior ao registrado em 2018. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo o secretário de Turismo do estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, o resultado foi motivado pelo programa SP pra Todos, que reduziu, em 2019, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação. A alíquota foi reduzida de 25% para 12% sobre o combustível.

“Os números comprovam o impacto da abertura de quase 700 novas frequências semanais, dentro do programa SP pra Todos, do governo paulista. Se contabilizarmos somente o segundo semestre, quando o programa começou, o crescimento em 2019 é ainda maior: 10,9% em comparação com 2018”, destacou o secretário.

MAIORES

Os aeroportos de São Paulo que receberam mais passageiros foram os de Guarulhos (Cumbica), São Paulo (Congonhas), Campinas (Viracopos) e o de Ribeirão Preto (Leite Lopes). Considerando apenas os aeroportos que receberam novos voos, os destaques ficam por conta de Araraquara, Presidente Prudente e Araçatuba.

“As companhias aéreas estão melhorando a oferta. Temos a expectativa de que três outros aeroportos passem a receber voos regulares, e as taxas de ocupação dos aviões, com o aquecimento econômico, deverão subir sensivelmente”, disse o secretário.

AUMENTO

O aeroporto de Araçatuba tem registrado um aumento no fluxo de passageiros desde o início do segundo semestre do ano passado.

Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), os motivos para tal crescimento no número de passageiros se dá pelo fato do Departamento ter realizado os investimentos necessários nos seus aeroportos, dentre eles o Dario Guarita, com o objetivo de ampliar a malha aérea do interior paulista.

“Além disso, com a criação do programa ‘São Paulo Para Todos’, o Governo do Estado possibilitou que as empresas aéreas oferecessem novos voos no aeroporto de Araçatuba. As duas ações, juntas, levaram ao aumento no número de passageiros este ano”, afirma a nota.

PRIVATIZAÇÃO

Em passagem recente por Araçatuba, o governador João Doria (PSDB) prometeu privatizar o Aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba neste ano. “Não faz sentido, no século 21, o governo administrar aeroporto”, afirmou Doria.

O tucano disse que o setor privado sabe como gerir os dois setores, que poderão ser usados não só para o transporte de cargas, mas também para o de passageiros e turismo.

“Até o fim de 2020 vamos privatizar todos os aeroportos, sem exceção. Todos serão colocados em leilão, provavelmente em blocos, até o fim do ano. Isso trará mais investimentos, mais voos, mais empregos e mais renda”, afirmou.

Doria ainda destacou a iniciativa do governo paulista, que conseguiu reduzir o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o querosene de aviação, de 25% para 12%, acarretando no aumento das frequências aéreas, o que gerou benefícios a 20 Estados, além de São Paulo.

A desoneração tributária é compensada pelas contrapartidas geradas pela ampliação dos serviços oferecidos pelas companhias.