28/03/23 12h58

O Turismo para além da Capital

Setur promoveu evento para divulgar destinos paulistas pouco difundidos por assessores de viagens

Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP

Divulgar a ideia de que São Paulo vai além do turismo de negócios. Este foi o foco da capacitação para os assessores de viagens da Decolar, promovida pela Secretaria e Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio do consultor da Invest SP, Luis Sobrinho, e da coordenadora de Eventos da Secretaria, Ana Cristina Clemente.

Foram apresentados indicadores positivos e pouco difundidos, como o fato de São Paulo ter 210 municípios, nos quais o turismo é a principal atividade econômica. O Estado possui a maior rede de aeroportos regionais, além do Porto de Santos, um dos principais da América Latina. Isso sem contar que também está em São Paulo o maior terminal rodoviário do país, e algumas das melhores estradas para o turista que opta pela viagem de carro.

“É importante que os consultores conheçam essas e outras atrações para que possam oferecer os destinos a seus clientes. Por exemplo, o brasileiro viaja para a Capadócia, na Turquia, para fazer um passeio de balão e não tem ideia de que em Boituva, a 115 Km da capital paulista, ele pode vivenciar a mesma experiência”, concluiu Luis Sobrinho.

Matas, cachoeiras e praias

Foram dois dias de treinamento para os consultores da Decolar, uma das maiores plataformas de viagens da América Latina. Ana Clemente detalhou para os participantes a diversidade do maior centro econômico e industrial do hemisfério Sul. Ficou a sugestão de oferecer aos clientes atrações como os caminhos da Mata Atlântica e das cavernas do Vale do Ribeira.

Entre as opções do turismo rural, foi divulgado o Circuito das Frutas, com passeio em vinícolas e fazendas, que fica apenas a 70 km da capital. No segmento do ecoturismo, ainda existem destinos incluídos no Circuito das Águas e na Mantiqueira. E, claro, Ana Clemente falou sobre os destinos dos litorais Norte e Sul, que contam com 630Km de praias. São hospedagens e programas para todos os gostos e formatos.

O evento que reuniu Setur e Decolar teve um saldo positivo. “A ação contribuiu com incremento da comercialização do turismo do Estado de São Paulo de inserir os destinos e toda oferta de atrativos e eventos muitas vezes desconhecidos na cartela de produtos das empresas de vendas de viagens”, analisou Ana Clemente.

 

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/o-turismo-para-alem-da-capital