23/01/23 10h52

Otimismo do empresário brasileiro ocupa 6º lugar em ranking global

Pesquisa da Grant Thornton mostra recuperação de 11 posições sobre as perspectivas econômicas para os próximos 12 meses

Money Report

No final do primeiro semestre de 2022, o otimismo dos empresários brasileiros estava em queda e ocupava a 17ª posição no ranking global. Este cenário teve mudanças, conforme a pesquisa concluída em dezembro do International Business Report (IBR), da Grant Thornton, onde foi registrada uma reversão da tendência e um aumento significativo de 10% do otimismo no país, de 57% para 67%. Com isso, o Brasil fechou 2022 com uma média de 62% de otimismo, índice próximo ao ano anterior, que ficou em 64%.

As maiores expectativas positivas dos empresários foram registradas na Indonésia (76%), no Vietnã (75%) e nos Emirados Árabes (74%). Na América Latina o índice foi de 60%, enquanto o índice global ficou em 59%. Outro fator relevante diz respeito à confiança no crescimento da receita e aumento no volume de negócios entre os brasileiros (81%), apenas 1 ponto percentual abaixo da última pesquisa e média anual de 81%, a maior dos últimos três anos. Com isso, o Brasil se manteve em terceiro lugar neste item, atrás da Indonésia e Nigéria (84%) e do Vietnã (82%). A América Latina aparece com 73% e o índice global ficou em 56%.

O item lucratividade seguiu a mesma linha, com 81% dos empresários brasileiros confiantes no seu aumento, alcançando a maior média anual dos últimos três anos (81%), 6 p.p. acima de 2021. No topo da última pesquisa aparecem Indonésia e Nigéria (84%), Vietnã (82%) e Brasil (81%). A América Latina, com 73%, ficou em posição bem acima do índice global de 56%.

Com relação ao emprego, os brasileiros são os que têm maior expectativa de crescimento para os próximos 12 meses. Com índice de 75%, o Brasil divide a liderança neste item com a Índia, seguidos pela Nigéria (74%) e Filipinas (67%). A América Latina registrou 62% e a média global ficou em 48%. Vale ressaltar que o Brasil saltou quase 20 p.p. na média anual de 2020 (56%) para 2022 (75%).

Os investimentos nas habilidades das equipes seguem em alta no país, confirmados por 77% dos empresários, contra 78% na pesquisa passada. Com isso, o Brasil assumiu o primeiro lugar, seguido pela Índia (75%) e Nigéria (74%). O índice da América Latina foi de 61% e a média global de 53%.

Os entrevistados também destacaram os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para os próximos 12 meses. O Brasil atingiu o índice de 74% dos que pretendem investir mais, contra 76% no primeiro semestre de 2022. No ranking global, o país manteve o segundo lugar – empatado com a Índia –, atrás da Nigéria, com 83%, e à frente da África do Sul, com 67%. A média global ficou em 51% e a América Latina com 61%.

“O temor dos impactos econômicos em consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, assim como a alta da inflação e das taxas de juros, e o risco de recessão em diversos países, questões que abalaram o otimismo dos empresários globalmente e foram registrados na pesquisa do primeiro semestre de 2022, aparentemente, já foram absorvidos por boa parte dos pesquisados, inclusive entre os brasileiros, que se mostram bastante otimistas com as perspectivas econômicas e volume de negócios para os próximos 12 meses”, avaliou o CEO da Grant Thornton Brasil, Daniel Maranhão.