19/12/19 11h55

Para gerar desenvolvimento no campo, Governo de SP lança Programa Cultivando Negócios

Evento de lançamento terá anúncio e entrega de títulos de propriedade do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural

Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), dentro das ações do Programa Vale do Futuro, realiza nesta quinta-feira (19), às 10h, no Centro de Convivência do Idoso em Registro, no Vale do Ribeira, o lançamento do Programa Cultivando Negócios.

Trata-se de uma plataforma digital que vai facilitar, mediar e aproximar os pequenos produtores rurais e compradores, para fortalecer a produção e a geração de emprego, renda e desenvolvimento no campo. O slogan da ação criada pelo Governo é “Plantou, Colheu, Vendeu”.

Diversas ações serão realizadas durante o evento, entre elas, entrega do “Selo da Cidadania – Fortalecendo os Negócios do Campo” para seis empresas cadastradas no Programa Cultivando Negócios, anúncio da entrega pela Fundação Itesp de 714 títulos de regularização fundiária em sete cidades do Vale do Futuro e entrega simbólica de títulos de propriedade para moradores desses sete municípios.

Com essas entregas, a ação chegará à marca 1.859 títulos de regularização fundiária entregues em 2019 nos municípios do Vale do Futuro. O evento terá a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, da secretária-executiva da Cultura e Economia Criativa, Cláudia Pedrozo, do diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, do prefeito de Registro, Gilson Fantin, e de demais prefeitos da região.

Projeção

A principal meta da iniciativa é ampliar o valor negociado e a produção, com projeção de superar a marca de R$ 1 bilhão de comercialização no fim de 2022. O Cultivando Negócios poderá atingir pequenos produtores rurais da agricultura paulista e comunidades quilombolas, que vão aumentar seus lucros vendendo diretamente seus alimentos para supermercados, restaurantes e unidades compradoras.

O agricultor poderá divulgar seu produto dentro do portal: www.cultivandonegocios.sp.gov.br. No site estarão 14 opções de cadeias produtivas; Pecuária Leiteira, Artesanato, Olericultura, Avicultura, Fruticultura, Citricultura, Apicultura, Produção Florestal, Sericicultura, Suinocultura, Piscicultura, Turismo, Culturas Anuais e Cafeicultura.

Para fortalecer a execução do programa, os compradores pessoas jurídicas receberão do Governo do Estado de São Paulo o “Selo da Cidadania – Fortalecendo os Negócios do Campo”, que reconhece a contribuição das empresas ao desenvolvimento da produção agropecuária paulista e demonstra que os produtos oferecidos são oriundos do Cultivando Negócios.

Durante o evento, representantes de seis empresas cadastradas no programa receberão o “Selo da Cidadania”. São elas: Rede Super Muffato, Rede Graal, Cativa – Cooperativa Agroindustrial de Londrina, Condomínio Rural Canto Porto, Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Supermercado MagMax de Pariquera-Açu.

Regularização fundiária

Durante o evento, o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, fará o anúncio da entrega de 714 títulos de propriedade do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural no Vale do Ribeira. As ações fazem parte do Programa Vale do Futuro. Somente em 2019, o programa vai entregar 1.859 títulos de propriedade na região.

Os próximos títulos serão entregues em Cajati (209), Iguape (27), Iporanga (46), Pariquera-Açu (235), Registro (110), Sete Barras (73) e Tapiraí (14). Um morador de cada cidade estará no evento recebendo o título representando o município.

No fim desta semana, o Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural vai superar a marca de 5 mil títulos de propriedade entregues em 2019 e 45 mil regularizações de imóveis desde a sua criação.

Programa Vale do Futuro

O Programa Cultivando Negócios e o Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Itesp, integram as ações do Programa Vale do Futuro.

Um megaprojeto de políticas públicas para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social do Vale do Ribeira. O programa prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o fim de 2022.