06/12/13 13h01

Parceria é fechada para acelerar empregos

Empresas que criam novas tecnologias terão apoio de aceleradora municipal no ano que vem

Agência Bom dia Campinas

Para se fortalecer como polo de tecnologia, Campinas quer reunir empresários, trabalhadores do setor e a administração em projetos que acelerem a colocação de empresas no mercado e com planejamento a longo prazo, evitando a dependência da cada governo.

Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Campinas anunciou uma parceria com o Núcleo Softex (associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo) para um investimento de R$ 426 mil em uma aceleradora. Dez empresas serão escolhidas em janeiro e terão apoio durante o ano de 2014. O edital para seleção ainda será divulgado, mas entre os critérios estará a viabilidade do negócio no setor de tecnologia e o desenvolvimento de ações com retorno para a cidade em geral, segundo o diretor executivo do Softex, Edvar Pera Jr.

“Empresas que nasceram em Campinas fizeram softwares que hoje são usados em transações bancárias pela internet, ou para baixar um ringtone, por exemplo. Estamos em busca do ‘google campineiro’ que está por aí”, disse Pera Jr.

PLANEJAMENTO/ Atualmente, empresas de tecnologia buscam Campinas para se instalar ou para absorver projetos e experiências, mas a fim de manter empregos, é preciso pensar a longo prazo, segundo o vereador André Von Zuben (PPS).

“Apesar de desejar ser polo tecnológico, Campinas aindanão tem um planejamento a longo prazo, para que os investimentos não mudem a cada mandato, por isso vamos iniciar um conselho municipal de tecnologia”, disse.