17/11/06 17h09

Parlamentares americanos declaram apoio à renovação do SGP

Gazeta Mercantil - 17/11/2006

Doze parlamentares americanos, dos quais um republicano, divulgaram em Washington uma carta endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Dennis Hastert (Illinois), e ao líder da maioria republicana na Câmara, John Boehmer (Ohio), pedindo que a renovação do Sistema Geral de Preferências (SGP) para o Brasil e outros países seja levada a votação antes do encerramento das sessões legislativas deste ano. A carta diz que a renovação dessas preferências é "crucial para promover o desenvolvimento econômico em nossa vizinhança, ao mesmo tempo em que servem como apoio para objetivos geopolíticos essenciais dos Estados Unidos". Além de defender a renovação do SGP para o Brasil e outros países, os parlamentares pedem que seja retirada a seção do projeto de lei H.R.6142, do deputado republicano Bill Thomas, que restringe a liberação de exceções a produtos importados via SGP que já atingiram um grau mais avançado de competitividade. O SGP é um mecanismo pelo qual os Estados Unidos concedem isenção de tarifas de importação para uma lista específica de produtos de países em desenvolvimento, como o Brasil. O programa expira em 31 de dezembro e caberá ao congresso americano definir sua continuidade ou extinção. No ano passado, o Brasil exportou US$ 24,4 bilhões para os EUA. Desse total, cerca de US$ 3,6 bilhões (14%) foram vendidos por meio do SGP. O Brasil é o terceiro país mais beneficiado pelo mecanismo. Entre janeiro e o mês passado, o Brasil exportou US$ 18,3 bilhões para os EUA. Por sua vez, as compras de produtos e serviços norte-americanos somaram US$ 10,7 bilhões no mesmo período.