19/01/16 13h36

Parque tecnológico recebe credenciamento definitivo

Diário do Grande ABC

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assina hoje o credenciamento definitivo do Parque Tecnológico de Santo André ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos), programa estadual que dá apoio a esse tipo de iniciativa. Outros seis empreendimentos serão avalizados nesta manhã, em evento no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

Este é o primeiro passo concreto para que o parque tecnológico saia do papel. As primeiras discussões sobre esse tema começaram há, pelo menos, seis anos, ainda na gestão do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB). O projeto, entretanto, foi engavetado por problemas burocráticos, como a não definição de entidade gestora e a falta de legislação municipal específica – além da mudança de governo. As tratativas foram retomadas em 2013, já na atual gestão, de Carlos Grana (PT).

A inclusão no SPTec possibilita que as entidades gestoras – no caso, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC – recebam incentivos fiscais e realizem convênios com o Estado para repasse de recursos destinados a obras físicas e compra de equipamentos. A estimativa da Prefeitura é a de que, inicialmente, sejam necessários R$ 14 milhões para viabilizar o empreendimento.

Apesar do pontapé inicial, ainda há muito a ser feito. A professora Anapatrícia Morales Vilha, coordenadora da Agência de Inovação da UFABC (Universidade Federal do ABC) – entidade parceira da Prefeitura na iniciativa – destaca que o credenciamento “não significa necessariamente o repasse automático” de verbas. “Mas já é uma sinalização formal do governo de que estão acreditando no projeto para aportar recursos”, comenta. A docente acrescenta a necessidade de o poder público buscar parcerias na iniciativa privada e na academia para fortalecer e aperfeiçoar o projeto.

Grana afirma que iniciará “de imediato” a busca por investidores. “Tentaremos buscar o máximo possível do Orçamento (do Estado) e vamos trabalhar de acordo com a disponibilidade de recursos. Importante é tirar do papel. Queremos dar vida ainda em 2016.” Para Anapatrícia, “se tudo correr bem e tiver o dinheiro necessário”, é possível, sim, viabilizar o projeto em um ano.

Ana Abreu, subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Pasta estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, acrescenta que o tempo para consolidação varia de acordo com cada projeto. “Um empreendimento do porte de um parque tecnológico é muito complexo e necessita de recursos vultuosos. Não existem prazos definidos, e sim um planejamento estratégico de implantação que envolve muitos atores, tanto do setor público como do privado. É uma sinergia de muitos elementos que irá determinar o tempo de construção.” Entretanto, Ana garante que esse tipo de iniciativa geralmente leva de dez a 20 anos para atingir o pleno funcionamento.

A subsecretária destaca que os parques tecnológicos geram impactos positivos à economia regional, como ampliação de captação de renda e geração de empregos e “fortalecimento do poder produtivo pelo conhecimento”.

Ainda não foi definida a área de atuação das empresas que irão integrar o empreendimento. Entre as vocações cogitadas pela Prefeitura estão os ramos plástico, químico, petroquímico, têxtil, de robótica, TI (Tecnologia da Informação), alimentação e Saúde.

Terreno que era da Rhodia será anexado

A Prefeitura de Santo André incluiu no projeto do parque tecnológico da cidade terreno de 8.000 metros quadrados que pertencia à indústria química Rhodia Têxtil. A área, localizada na região central, será utilizada como sede administrativa e receberá incubadoras de empresas e startups.

Outros dois terrenos deverão ser destinados ao parque, totalizando 230 mil metros quadrados. As demais áreas ficam localizadas no bairro Campo Grande, próximo ao Parque Andreense, e ao lado do Auto Shopping Global, na Avenida dos Estados.

Para atrair empresas, a Prefeitura estuda reduzir o ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2% e isenção total do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) sobre a construção de imóveis nas áreas consideradas de bases tecnológicas.

OUTRAS INICIATIVAS - Em todo o Estado, seis parques já possuem credenciamento definitivo junto ao SPTec. Estão localizados em São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos, e já estão em operação. O de Santos possui mesmo grau de autorização, mas o empreendimento está em obras.

Na cerimônia de hoje, também receberão credenciamento definitivo os parques de Botucatu e São José do Rio Preto, além de outros quatro sediados em Campinas.

Segundo a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, estão em andamento negociações para que mais seis empreendimentos sejam incluídos no SPTec.