16/04/21 12h57

Parque Villa-Lobos celebra 33 anos

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O Parque Villa-Lobos, situado na Zona Oeste da capital paulista, completa 33 anos de existência agora, no mês de abril. O espaço de 732 mil m²  abriga, por exemplo, uma área completa de esporte e lazer: são 18 equipamentos para uso ao  ar livre: 7 quadras de tênis, 4 de basquete 3×3, 1 de basquete comum, 1 de vôlei, 2 de vôlei de areia, 1 campo de futebol de areia e 2 quadras de futsal. O visitante pode conferir também O visitante encontra também espaços com playground, aparelhos de ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball. 

Para quem gosta de apreciar a natureza, uma opção dentro do parque é conhecer bosque com espécies nativas de Mata Atlântica.  Destaque também é o Circuito das Árvores, uma passarela elevada que, no ponto mais alto, chega a ter 3,5 metros de altura, e 120 metros de extensão. Durante o passeio, é possível ver árvores e aves de diversas espécies. Há também um espaço ao ar livre Ouvillas, com espreguiçadeiras e bancos para ouvir os clássicos do compositor Heitor Villa-Lobos, homenageado com o nome do espaço. 

Outros atrativos são o Orquidário Ruth Cardoso e a Biblioteca Villa-Lobos, que foi escolhida entre as cinco finalistas de melhor Biblioteca pela IFLA / Unesco, em 2018. O espaço abriga ainda um anfiteatro aberto com 750 lugares, para shows. Já passaram pelo Villa-Lobos eventos e artistas como Cirque du Soleil, Rock Sprit, São Paulo Fashion Week, BB Seguros Blues e Jazz Festival e Verão Cartoon Network, entre outros. 

Antes de se tornar parque, o espaço onde está localizado o Villa-Lobos era um de depósito de resíduos de construção e materiais dragados do rio Pinheiros e se tornou um exemplo de recuperação ambiental em área urbana. 

Por conta das restrições da pandemia da Covid-19, não haverá programação para celebrar a data. 

Saiba mais: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpp/parque-villa-lobos-candido-portinari/ 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/04/parque-villa-lobos-celebra-33-anos/