23/11/22 11h51

Parque Vitória Régia será palco do evento Bauru Cidade Criativa

O Parque Vitória Régia será palco do evento ‘Bauru Cidade Criativa’, evento reconhece e celebra o potencial dos setores criativos da cidade e é uma parceria da sociedade civil com a prefeitura e o Governo do Estado e faz parte da candidatura do município

Prefeitura de Bauru

O Parque Vitória Régia recebe no dia 7 de dezembro, uma quarta-feira, das 19h às 22h, o lançamento da candidatura de Bauru à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Ingressar na Rede dará à cidade e às suas iniciativas uma chancela mundial e acesso a um rico conjunto de parceiros. 

O evento consiste em apresentações artísticas e midiáticas que celebram os setores criativos da cidade e sua importante contribuição para a economia, educação, geração de conhecimento e potencial turístico. Será a primeira projeção mapeada já realizada no Parque Vitória Régia! 

CELEBRAÇÃO DA ECONOMIA CRIATIVA

Além de apresentações audiovisuais, serão celebradas importantes conquistas da cidade, como os 20 anos da Banda Sinfônica, da Festa Literária e do Reflorestamento da Aldeia Tereguá, território satélite de Bauru. Haverá apresentação de Arte Urbana, Cultura Popular e da Cia. Estável de Dança. Junto à tradicional feira do Vitória Régia haverá presença de mulheres empreendedoras com a Feira Nosso Talento tem Cor e Feira do Quilombo junto da exposição fotográfica ‘Bauru pelos Olhares Periféricos’.

O projeto Bauru Cidade Criativa visa mapear, reconhecer e potencializar os setores criativos da nossa cidade. O projeto surge a partir do programa Cria SP, do governo estadual, que selecionou a cidade para receber uma consultoria especializada em economia criativa. 

Ao enxergar toda a potência humana, social e econômica do município, inicia-se um processo de articulação, união e mobilização em prol da Economia Criativa, o terceiro maior segmento produtivo do planeta, no qual se inclui toda a cadeia produtiva da arte popular e artesanato, artes midiáticas, cinema, design, gastronomia, literatura e música. 

O IMPACTO DA ECONOMIA CRIATIVA

A Economia Criativa é o terceiro maior segmento produtivo do planeta e o maior gerador de novos empregos no mundo. A Rede de Cidade Criativas da Unesco foi criada em 2004 para impulsionar ainda mais esse setor, gerando uma nova era da atividade humana. A Economia Criativa se refere a toda e qualquer atividade que utiliza a criatividade como matéria-prima para gerar recursos econômicos. Existe um grande potencial de sustentabilidade, porque a criatividade é uma matéria-prima inesgotável e que se multiplica no coletivo.

A Economia Criativa gera cidades mais desejáveis, atraindo e retendo talentos em seus ecossistemas. Um desafio hoje enfrentado por Bauru, que vê a maioria de seus estudantes universitários indo embora após concluir os estudos. 

A maior atratividade das cidades criativas também gera mais turismo e investimentos em diversos setores, incluindo serviços, comércio, tecnologia e inovação. 

PARCERIAS INTERNACIONAIS

Ao reconhecer cidades criativas e estimular sua atuação em rede, existe um estímulo não só ao turismo, mas a espaços públicos mais habitados e a uma internacionalização dos profissionais criativos e seus projetos.

Além do impacto direto na articulação dos setores criativos, existe uma oportunidade de gerar parcerias internacionais. A Rede da Unesco valoriza muito a criação de parcerias com cidades da sua rede. Estabelecendo programas de intercâmbio cultural, educacional, de atrações culturais, trocas de conhecimento e boas práticas. 

Em Bauru, o projeto Bauru Cidade Criativa está concluindo parcerias de intercâmbio com algumas cidades criativas e com suas universidades de Detroit (EUA), Enghien Les Bains e Saint-Étienne (França), Guadalajara (México) e Santiago de Cali (Colômbia).

Artes Midiáticas: o Setor Criativo Destacado

Para seguir a metodologia da Unesco, o município de Bauru precisou eleger um setor criativo para ser o núcleo do projeto Bauru Cidade Criativa, que pudesse ser uma referência de impulsionamento e que abarcasse todos os demais setores criativos. 

Bauru destacou Artes Midiáticas, formado por todas as artes se utilizam de ferramentas digitais, incluídos o audiovisual, design, jogos e tecnologia. Um setor criativo de alto desenvolvimento que engloba as empresas de difusão, toda a cadeia audiovisual e as artes performáticas, como as artes do corpo e as artes cênicas. 

A escolha das Artes Midiáticas ocorreu devido a ativos e potencialidades de Bauru:

APL Audiovisual - a cidade é o primeiro Arranjo Produtivo Local desse setor reconhecido no estado, com amplo potencial de sinergia e que pode gerar amplo crescimento a partir de sua integração.

Polo Educacional - são 39 instituições de ensino superior, incluindo a Unesp com excelência em artes, comunicação, design, mídias e tecnologia; além de referências como a Fatec/Etec, Senac e o Senai Bauru.

Polo Tecnológico - estrutura da Unesp e de universidades como a FIB, projetos de inovação e fab labs, três parques tecnológicos buscando reconhecimento e a articulação de um APL de TI.

Empresas do audiovisual - município é 23° do país em número de empresas de audiovisual, que realizam projetos para Amazon Prime, Globosat, HBO, Netflix. Profissionais de animação, games e software; a animação indicada ao Oscar O Menino e o Mundo foi produzida por bauruenses, por exemplo. 

LANÇAMENTO 

Bauru Cidade Criativa

Data - 7 de dezembro (4ª Feira)

Horário – das 19h às 22h

Local - Parque Vitória Régia 

fonte: https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=41923