24/03/21 11h51

Participantes da Escola de Inovadores criam startup na área de educação

Pai e filha lançam método de ensino baseado em educação empreendedora; dupla participou da Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS

Governo de São Paulo

A partir de uma ideia para estimular o aprendizado de adolescentes e jovens nas aulas virtuais, pai e filha, participantes do programa Trilha de Empreendedorismo e Inovação do Centro Paula Souza (CPS), Cesar de Aquino e Natália Rotta Rampazzo, criaram a startup Plano A. Academy. A proposta oferece um conjunto de treinamentos, testes comportamentais, desafios e atividades online para escolas que buscam desenvolver habilidades de estudantes e professores por meio da educação empreendedora. 

A elaboração do projeto começou em 2020 durante a Escola de Inovadores, sediada pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Roque. A primeira etapa do programa da Inova CPS seleciona propostas de empreendedorismo para um curso gratuito sobre como tirar a ideia do papel. “Além do conteúdo das aulas online, a mentoria dos professores foi o diferencial na formatação do modelo de negócio”, afirma Natália. “O programa nos deu condições para estruturar a solução de acordo com as necessidades reais de pais e representantes de escolas”, diz. 

Após o curso, que é totalmente online, a iniciativa foi indicada para a Vitrine Inova CPS, portal que reúne as 50 melhores ideias de todo o Estado para serem conhecidas e avaliadas por mentores, investidores e possíveis parceiros. Com a consolidação da startup, a proposta foi avaliada entre as dez melhores e convidada para o programa intensivo de aceleração Acelera Inova CPS, onde os participantes receberam mentoria aplicada, apoio para registro da marca e habilitação em busca de investimentos. 

“Contamos com cinco colaboradores fixos e 12 indiretos para a execução do trabalho. Temos um piloto em andamento muito bem avaliado pelos estudantes e familiares. Outras duas escolas fecharam acordo com a gente e iniciaremos os treinamentos online nas próximas semanas”, ressalta Natália. 

Com uma equipe formada 90% por representantes do gênero feminino, a startup está inscrita no Prêmio Mulheres Inovadoras, organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O resultado deverá ser divulgado em dezembro. Natália também foi um dos destaques do reality show Batalha das Startups, exibido pela TV Record News. 

Inscrições abertas 

A exemplo da dupla de São Roque, outras pessoas com espírito empreendedor, dispostas a transformar ideias inovadoras em startups, podem se inscrever para a 12ª edição da Escola de Inovadores. Para participar, é necessário apresentar uma proposta de empreendedorismo que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até sexta-feira (26) no site https://inova.cps.sp.gov.br

O curso em formato online tem duração de 40 horas, distribuídas por dez aulas semanais, ministradas por professores de 52 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Fatecs que atuam como agentes de inovação. Entre os temas abordados estão atitude empreendedora, legalização empresarial, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante também conta com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional. Confira edital. 

No momento da inscrição, o interessado deve escolher a unidade do CPS mais próxima de sua residência. Estão entre as opções, Etecs e Fatecs das cidades de Americana, Araçatuba, Bauru, Capão Bonito, Capital (Bom Retiro, Campos Elíseos, Cidade Tiradentes, Jardim Ângela, Paraisópolis, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Guilherme e Vila Leopoldina), Casa Branca, Cerquilho, Cotia, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Francisco Morato, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jaboticabal, Jaú, Jundiaí, Leme, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Piedade, Pindamonhangaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Quatá, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São Sebastião, Sumaré, Tatuí e Taubaté. Inscreva-se: https://inova.cps.sp.gov.br/inscricao-escola-de-inovadores-12/ 

fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/desenvolvimento/participantes-da-escola-de-inovadores-criam-startup-na-area-de-educacao/