03/02/20 15h01

Pequenas empresas ganham força em Prudente

Setor abriu 649 novas vagas de empregos na cidade, enquanto as médias e grandes foram responsáveis por 36 novos postos de trabalho em 11 meses no ano de 2019

O Imparcial

As pequenas empresas ganham cada vez mais força no cenário econômico atual e em Presidente Prudente essa é uma realidade presente e comprovada por meio de dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Isso porque, conforme a entidade, as pequenas empresas abriram 649 novas vagas de empregos, enquanto as médias e grandes foram responsáveis por 36 novos postos de trabalho de janeiro a novembro em 2019, no município.

De acordo com o gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, os dados são um resultado da resposta mais rápida que as pequenas empresas possuem em relação às mudanças na economia, por serem mais “flexíveis e enxutas”. “Então, quando ocorre uma melhora nos níveis de consumo, as pequenas empresas são as primeiras a responder. A tendência é que o saldo positivo de emprego continue a depender dessas micro e pequenas empresas”, aponta.

Sobre os setores da economia, Cavalcante lembra que o de serviços é, como já vem sendo nos últimos anos, o maior destaque. Isso porque, este é o que mais recebeu e deu oportunidades de negócios, por requerer baixos investimentos e possiblidade, na contrapartida, um leque de “infinitas” opções de trabalho. “Em Prudente, posso até dizer que o setor de serviços está empatado em número de negócios em relação ao comércio. Os dois setores juntos representam 88%, aproximadamente, da quantia de negócios, enquanto a indústria fica com 12%”.

ANO FAVORÁVEL PARA OS NEGÓCIOS

O empresário de Presidente Prudente, Fernando Bertaco, é um exemplo de que pequenas empresas são um bom negócio e estão favoráveis para a abertura de novos postos de trabalho. Isso porque, dos três empreendimentos que possui no ramo da iluminação e automoção, a terceira e mais recente, Ilustre, que abriu há cinco anos, conta com 11 funcionários e mais três vagas para serem preenchidas. “O único problema que enfrentamos, no momento, é achar pessoas capacitadas para o ramo e que estejam com vontade de trabalhar”.

Sobre as pequenas empresas, Fernando diz que outra dificuldade encontrada é a tributária e de legislação na hora de escoar os produtos para outros Estados, já que a cada fronteira se encontra um tipo de regra e de legislação específica. “Ainda é um processo muito confuso, mas de forma regional estamos muito satisfeitos”.

As outras duas lojas em Prudente, no mesmo ramo, contam com aproximadamente 60 funcionários, e para o empresário, as expectativas para o ano de 2020 são as melhores. “Começamos já em janeiro com o setor aquecido e isso é ótimo, teremos bons resultados”, vislumbra.