29/03/23 12h52

Pesquisa busca conhecer a diáspora brasileira de ciência, tecnologia e inovação

Fapesp

Projeto financiado pela FAPESP busca voluntários para participar de pesquisa que tem como objetivo conhecer a diáspora brasileira de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), formada por brasileiros altamente qualificados, em carreiras acadêmicas científicas ou trabalhando no campo de CT&I, em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios, órgãos governamentais, empresas e startups.

A pesquisa é realizada pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob coordenação da pesquisadora Ana Maria Alves Carneiro da Silva.

O projeto busca conhecer o perfil sociodemográfico e profissional da diáspora, a inserção em redes e iniciativas de diáspora e a dinâmica da cooperação atual de seus membros com residentes no Brasil.

Outra meta é compreender o papel da diáspora brasileira de CT&I no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, de modo a fornecer subsídios para construção de políticas públicas e outras iniciativas. O trabalho também buscará explorar as oportunidades de ganhos mútuos, para o país, para os próprios membros da diáspora e para seus pares estabelecidos no Brasil.

Os interessados em participar devem responder questionário disponível em https://pt.surveymonkey.com/r/projeto_diaspora.

Mais informações em https://twitter.com/ProjetoDiaspora, www.facebook.com/projetodiasporabrasileiraCTI e www.instagram.com/projeto_diaspora_cientifica/

 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/pesquisa-busca-conhecer-a-diaspora-brasileira-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/40989/