06/12/18 13h57

Pesquisadores recebem prêmio do Google

Agência FAPESP

Na sexta edição do prêmio Latin America Research Awards (Lara) do Google foram contemplados 26 projetos de pesquisa na América Latina. No total, serão distribuídos R$ 2 milhões entre os ganhadores.

Os temas foram Ciência da Computação, Engenharia e campos relacionados. São premiados projetos apresentados por duplas com doutorandos ou mestrandos e seus respectivos coordenadores.

O Brasil teve 17 projetos entre os vencedores. Cinco foram da Colômbia, dois da Argentina, um do México e um do Peru.

Universidades paulistas tiveram cinco projetos premiados. O professor Anderson de Rezende Rocha, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o doutorando Antônio Carlos Theóphilo Costa Júnior ganharam com o projeto “Combatendo notícias falsas através da atribuição de autoria e da análise de filogenia”. O projeto também é o tema do doutorado de Costa Júnior, com bolsa da FAPESP.

Também do Instituto de Computação da Unicamp, foram premiados a professora Sandra Eliza Fontes de Avila e o aluno de mestrado Alceu Emanuel Bissoto com o projeto “Diagnóstico precoce do câncer de pele com redes generativas adversariais”.

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os premiados foram o professor Estevam Rafael Hruschka Junior, do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e seu orientando Antonio Carlos Petri, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da instituição, com o projeto "Detecção de anomalias em rede de sensores automotivos utilizando aprendizagem profunda".

Da Universidade de São Paulo (USP), foram dois projetos premiados do Instituto de Matemática e Estatística (IME). O primeiro é “Comunicação e controle por meio da interação pelo olhar em realidade aumentada”, do professor Carlos Hitoshi Morimoto e da doutoranda Candy Veronica Tenorio Gonzales.

O segundo foi o projeto “Algoritmos anytime para encontrar configurações de máxima probabilidade em modelos probabilísticos profundos”, do professor Denis Deratani Mauá e do mestrando Heitor Reis Ribeiro.

Também receberam o prêmio alunos e professores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Norte (UFRN), Espírito Santo (UFES), Pelotas (UFPel) e do Rio Grande (FURG), além da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).