23/11/06 15h55

Petrobras investe US$ 925 milhões em dutos em São Paulo

Valor Econômico - 23/11/2006

A Petrobras anunciou ontem que vai investir aproximadamente US$ 925 milhões na sua malha de dutos em São Paulo. A estatal pretende reformar e ampliar a rede de tubos que atravessa 27 municípios paulistas.
A intenção é dar início às obras no segundo semestre de 2008 e concluí-las dois anos depois. A estimativa é que, durante a fase das obras, 28 mil empregos sejam gerados. O plano prevê a construção de cerca de 500 quilômetros de dutos, além da desativação de outros quase 300 quilômetros de dutos situados em densas zonas urbanas da Grande São Paulo. A estação da Petrobras em São Caetano do Sul, por exemplo, será desativada, assim como os dutos que a interligam. O terminal de Guararema será ampliado. A Petrobras construirá um terminal adicional de abastecimento e distribuição em Mauá. O remanejamento tem os objetivos de aumentar as condições de segurança, além de garantir o crescimento futuro do mercado, explicou a estatal em comunicado. O projeto de engenharia já está sendo concluído. A expectativa é que a licitação seja lançada no fim de 2007 e início de 2008. A estatal avalia que poderá contratar cerca de 90% dos equipamentos, materiais e serviços no mercado doméstico. Executivos da estatal apresentaram o plano de investimento de dutos à Secretaria do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo. O projeto faz parte do plano da estatal de investir US$ 10 bilhões em São Paulo.