17/02/20 14h12

PIB da região de Sorocaba cresce 3,8% no terceiro trimestre de 2019

Setor industrial se destacou, apesar de impacto negativo para segmentos de veículos e peças

Jornal Cruzeiro do Sul

Com crescimento de 5,6%, o setor da indústria foi o maior destaque econômico na região de Sorocaba entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019, de acordo com a pesquisa da Fundação Seade sobre o Produto Interno Bruto Regional (PIB regional). Os números foram divulgados no final de janeiro e também apontam crescimento no setor de serviços (3,8%), além do encolhimento da agropecuária (-3,6%).

Conforme a pesquisa, a região administrativa de Sorocaba produziu 3,8% de riquezas a mais em relação aos números medidos um ano antes — quase o dobro do avanço do PIB paulista no período (2%). O valor adicionado cresceu 4,1%, ante os 2,3% do Estado. Sobre a indústria, o índice regional positivo contrasta com a média paulista, que teve redução de 0,1%, mantendo-se praticamente estável.

Isto ocorreu, de acordo com o diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – regional Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, devido ao potencial da indústria regional, que teve bom desempenho no período da pesquisa. “Hoje o parque industrial de Sorocaba é muito diversificado e as empresas que atuam para gerar transformação de aço ou plástico, como autopeças por exemplo, compõem a base da economia na região”, observa.

Cadeia produtiva

Conforme o dirigente do Ciesp, a diversificação da cadeia produtiva regional da indústria, que também é forte em setores de automação, energia renovável, petróleo e gás, tecnologia de comunicações e fios e cabos, entre outros segmentos, contribuiu para os resultados positivos. “Em momentos de crise, um ramo pode ser penalizado, mas outros se sobressaem”, pondera — citando como exemplo oposto a quebra do setor têxtil, no início dos anos 1990, no qual a cidade era referência.

Para Syllos, o resultado do PIB regional da indústria poderia ter sido melhor se não fosse a crise na Argentina — que afetou fortemente a exportação da Toyota e em consequência fabricantes de autopeças. “A Argentina teve um colapso de mais de 60% na importação de automóveis, refletindo nos fornecedores e na cadeia produtiva do segmento. Por outro lado, é importante analisar que ainda estamos sob efeito de uma crise iniciada há quase cinco anos e nesse aspecto a performance é muito interessante”, contrapõe o diretor do Ciesp.

PIB municipal

Sorocaba caiu uma posição no ranking do PIB municipal, conforme os dados referentes a 2017 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade agora aparece na 11ª posição entre os municípios paulistas e no 23º lugar das cidades brasileiras. De acordo com os dados, a soma de tudo que foi produzido pelo município naquele ano chegou a R$ 31,85 bilhões.

O setor de maior arrecadação foi o de serviços, com R$ 15,26 bilhões, seguido pela indústria (R$ 7,9 bilhões) e ficando em 8º lugar no ranking estadual. As atividades relacionadas à administração, educação e saúde pública e seguridade social, agregadas, geraram R$ 2,56 bilhões. Por último, a agropecuária somou R$ 33,77 milhões — a única a ter gerado menos riquezas que o ano anterior (R$ 38,59 milhões).