19/12/06 15h54

PIB soma US$ 251 bi no 3º trimestre e taxa de investimento é 2ª melhor

O Globo Online - 19/12/2006

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (soma de todas as riquezas produzidas no país) somou US$ 251 bilhões no terceiro trimestre de 2006, comparado a US$ 204 bilhões em igual período do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. No fim do mês passado, o IBGE já havia divulgado que o crescimento do PIB no período foi de apenas 3,2% na comparação com o trimestre do ano anterior. No acumulado do ano até setembro, o PIB foi de US$ 707 bilhões, sendo que a agropecuária atingiu US$ 50 bilhões, a indústria US$ 256 bilhões e os serviços, US$ 359 bilhões. Somente no terceiro trimestre, o PIB da agropecuária ficou em US$ 16 bilhões, o da indústria, em US$ 93 bilhões, e o de serviços em US$ 127 bilhões. A taxa de investimento foi de 20,8% do PIB, contra 20,4% de um ano antes. O resultado é o segundo maior para um terceiro trimestre desde o início da série histórica em 1995, somente atrás do dado do terceiro trimestre de 2004. A capacidade de financiamento da economia nacional ficou em US$ 7,5 bilhões de reais de julho a setembro, um avanço de US$ 1,2 bilhão em relação a um ano antes.  Tal variação deve-se, sobretudo, à diminuição do envio líquido de juros para o resto do mundo (US$ 1,1 bilhão) em razão do aumento das receitas de juros advindas do exterior e da redução das despesas de juros realizadas no período'', disse o comunicado do IBGE.