30/09/22 14h09

Plataforma gratuita incentiva inovação aberta no Brasil

O Programa Vias lança mais dois serviços gratuitos com o objetivo de conectar empresas e startups

ABDI

O Programa VIAS – Vetor de Inovação Aberta com Startups está ampliando a oferta de serviços gratuitos oferecidos na plataforma com o lançamento do VIAS teia e do VIAS verso.

IniciativadaAgênciaBrasileiradeDesenvolvimentoIndustrial(ABDI)edaSoftex,realizadacomo parte da estratégia ABDI Open, o programa teve seu primeiro passo no VIAS scan, que tem por objetivo identificar o nívelde maturidade do relacionamento entre empresas e startups pormeio de um inédito diagnóstico personalizado e indicação de boas práticas.

Está agora também disponível na plataforma o VIAS teia, que visa fomentar as conexões com o ecossistema de inovação para impulsionar empresas e startups para um melhor relacionamento em inovação aberta. Para tanto, ele fornece uma vitrine de 12 parceiros de todas as regiões do país,com iniciativas,ações eprogramas quepodem oferecersoluções para os diversos desafios mapeados no VIAS scan.

Já o VIAS verso consiste em uma série de conteúdos on-line sobre boas práticas, conexão, tecnologias da indústria 4.0, tendências, estratégias e processos para que empresas e startups avancem na maturidade de seus relacionamentos. Os temas são abordados por profissionais relevantes do ecossistema de inovação brasileiro.

Maisde100startupseempresasdetodasasregiõesdopaísjárealizaramodiagnósticodoVIAS scan,entreelasaVotorantimCimentos.“Aáreadeinovação,comomuitasoutrasdentrodeuma organização, normalmente trabalha no automático buscando velocidade e resultados. Mas, de temposemtempos,reavaliamosnossasestratégiaserotaseoVIASscannosajudoua entender, de forma bastante detalhada, como repensar e redesenhar os processos. Essa ferramenta, construída com base nas experiências da ABDI e da Softex, encurtou bastante esses passos”, avalia Renata Vinhas Oliveira, head de inovação da Votorantim Cimentos.

“O Vias potencializa as vantagens competitivas tanto das startups, que são ágeis e têm alta capacidade de tomar riscos, quanto das empresas consolidadas, que dispõem de recursos, mercadoeoportunidadesparaescalacommaisfacilidade.Oquenósesperamosdessarelaçãoé alavancarainovação,pormeiodaadoçãodetecnologias4.0,edisseminarconhecimentoapartir de casos reais e de conteúdos atualizados”, ressalta Igor Calvet, presidente da ABDI.

“Nos últimos cinco anos, o volume de acordos entre empresas e startups registrou um crescimentode20vezes.ApropostadoProgramaVIASéjustamenteaprimorarorelacionamento e potencializar a relação ganha-ganha entre esses atores, beneficiando todo o ecossistema brasileiro de inovação”, destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

SãoparceirosdoViasteiaasinstituições:AngelInvestorClub;OPENSENSE;PlattbyTimenow

; Elas Projetam; Datasyn ; Brasil Startups; VENTIUR ; MentorApp ; Rede+ ; Instituto Para o Desenvolvimento de Empresas de Base tecnológica - IEBT; Grand Designs Consultoria em Inovação ; 100 Open Startups.

Para conhecer todos os recursos do Programa VIAS e potencializar seus relacionamentos em inovação aberta de forma totalmente gratuita, clique aqui

Fonte: https://www.abdi.com.br/postagem/plataforma-gratuita-incentiva-inovacao-aberta-no-brasil