14/08/20 11h49

Porto de Santos bate novo recorde de movimentação

Complexo operou 13,4 milhões de toneladas em julho, melhor marca mensal do cais santista

A Tribuna

Um total de 13,4 milhões de toneladas de mercadorias foram movimentadas no mês passado no Porto de Santos. O volume, que apresenta uma variação positiva de 0,05%, é praticamente o mesmo verificado no mesmo mês de 2019. Porém, houve queda nas operações com contêineres. Já entre janeiro e julho, o cais santista soma 84,1 milhões de toneladas, alta de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados foram apresentados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), estatal que administra o complexo marítimo. Ela divulgou apenas informações sobre as operações, sem apresentar os volumes de cargas, como de costume.

Segundo a empresa, mesmo durante a pandemia, julho representa a maior movimentação mensal da história e o sexto resultado mensal recorde consecutivo neste ano. Isto porque fevereiro, março, abril, maio e junho também registraram recordes.

A marca decorre da força do agronegócio e do câmbio favorável às exportações. No mês passado, 7,6 milhões de toneladas de granéis sólidos foram movimentados no cais santista, 7% a mais do que em julho do ano passado. Entre os principais destaques das exportações, está o açúcar, cujos embarques cresceram 86,2% e somaram 2,2 milhões de toneladas.

As operações de granéis líquidos cresceram 22,8%, atingindo 1,7 milhão de toneladas.

Contêineres

Houve queda de 12,7% na movimentação de contêineres no Porto em julho. O volume foi de 323,4 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) contra 370,4 mil TEU no mesmo mês de 2019. Já no acumulado do ano, a operação de contêineres teve alta de 1,7%, somando 2,3 milhões TEU.

“Esses números refletem também uma gestão que prioriza a eficiência operacional e a obstinação pela produtividade”, disse o diretor-presidente da APS, Fernando Biral.