03/05/07 11h18

Preço do propeno beneficia Suzano

Gazeta Mercantil - 03/05/2007

A Suzano Petroquímica foi fortemente beneficiada neste primeiro trimestre, em relação às outras empresas do setor, pelo dólar desvalorizado e por seu reflexo em sua matéria-prima para fazer resinas de polipropileno (PP): o gás propeno vindo de refinarias ou do gás natural. A maior parte das petroquímicas brasileiras usa propeno vindo apenas de nafta petroquímica, derivada do petróleo e que teve considerável aumento durante o primeiro trimestre. Já o gás propeno de refinaria teve entre janeiro e março um forte recuo, passando de US$ 1,3 mil no final do ano passado para US$ 1 mil em março, por causa da cotação do dólar que entra nos cálculos de preço do propeno de refinaria. Além de aumentar em cinco vezes o lucro em relação ao último trimestre de 2006, para R$ 54,6 milhões (US$ 26,8 milhões), e reverter prejuízo de igual período de 2006, a empresa conseguiu uma margem Ebitda de 15,8%, próximo da média de 2004, ano historicamente bom para o setor. O lucro também foi engrossado pela entrada de R$ 15,7 milhões (US$ 7,7 milhões) como uma parcela de pagamento da Politeno.